SAÚDE
PUBLICADO EM 05/01/17 - 03h00
Pesquisadores não encontram dados que as demonizem como as açucaradas
Londres, Reino Unido. Bebidas diet costumam ser vistas como alternativas mais saudáveis do que as açucaradas, mas não há, na ciência, evidência de que isso seja verdade. Essa foi a conclusão de um estudo publicado nesta semana no periódico “PLOS Medicine”, com autores ingleses do Imperial College London e brasileiros, das universidades de São Paulo (USP) e de Pelotas (UFPel).
Os pesquisadores, em meio a uma revisão de estudos anteriores sobre o assunto, alertam que a falsa impressão pode ter origem em estratégias de marketing das grandes empresas do ramo e leva a uma regulação fraca por parte dos governos em comparação com o controle de bebidas com açúcar.
A análise se concentrou no impacto de bebidas como refrigerantes, sucos e chás gelados no ganho de peso e na obesidade. Além de não terem sido encontradas evidências de que as bebidas adoçadas artificialmente seriam mais saudáveis, os pesquisadores apontaram para uma falta de estudos sobre os efeitos desses produtos para a saúde no longo prazo. Por isso, eles alertam: “Bebidas adoçadas artificialmente não devem ser promovidas como parte de uma dieta saudável”.
Além dos danos à saúde, os autores apontaram também para os danos dos produtos ao meio ambiente – até 300 litros de água são necessários para a produção de uma garrafa plástica de meio litro.
O tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário