sábado, 8 de abril de 2017

Celebração em Caeté prepara padres para a Semana Santa

Em preparação espiritual para a Semana Santa, que começa neste domingo (9), Domingo de Ramos, cerca de 400 padres se reuniram nessa sexta-feira (7) no santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana, para a celebração penitencial do clero, em que sacerdotes se confessam uns com os outros. Houve ainda a inauguração do Horto das Oliveiras, espaço ao ar livre que tem uma imagem de Cristo em pó de granito, de uma tonelada, e 75 mudas da espécie que dá o nome ao lugar. O monumento representa a agonia de Cristo nos momentos que antecederam a crucificação.

“A cada ano, nós, bispos e padres, aqui, no santuário da padroeira de Minas, nos congregamos, porque também precisamos ouvir a palavra e nos converter, para ajudar no serviço sacerdotal qualificado a cada pessoa, para que ela se abra ao amor de Deus”, afirmou o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Ele ressaltou a importância do Domingo de Ramos, que, por meio da procissão, convida os fiéis a seguir os passos de Jesus, e também lamentou o ataque dos Estados Unidos à Síria, às vésperas da Semana Santa. “Eu vejo isso com muita tristeza, porque, ao invés de encontrarmos o caminho da paz, do entendimento, da comunhão, que a Semana Santa está nos convidando, encontramos o caminho bélico, da força”, disse.

Após a celebração, dom Walmor presidiu a bênção do Horto das Oliveiras – a inauguração faz parte das comemorações dos 250 anos de peregrinações à serra da Piedade. “O Jardim das Oliveiras vai oferecer ao peregrino a oportunidade bonita de meditação, de encontro. Sabemos que a agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras é um momento bonito, em que ele nos ensina que tem um pai. Vale a pena visitar”, disse.
Reformas. Na missa dessa sexta-feira (7), o arcebispo metropolitano dom Walmor defendeu a realização de reformas política, da Previdência e tributária que beneficiem os mais pobres e sofredores.


PROGRAMAÇÃO


Domingo de Ramos. Dom Walmor celebra o Domingo de Ramos, neste domingo (9), às 17h, no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na capital. Haverá procissão com os ramos, seguida de celebração.

Quinta-Feira Santa. A Missa da Unidade acontece às 9h, no Mineirinho. Durante a celebração, há a bênção dos Santos Óleos, utilizados nos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos.

Sexta-Feira da Paixão. Na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, haverá celebração às 15h. Às 18h, a via-sacra encenada na praça da Liberdade será conduzida por dom Walmor, e às 19h30 haverá procissão em direção à igreja.

Sábado Santo. No dia 15 de abril, haverá celebração penitencial presidida por dom Walmor na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, e, às 20h, Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa. No dia 16 de abril, haverá celebrações às 8h30, 11h, 18h, 19h30 e 21h na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A programação completa está no site da Arquidiocese de Belo Horizonte (arquidiocesebh.org.br)
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário