segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Cinco desafios do Brand Positioning para qualquer empresa


Criar o Brand Positioning, posicionamento da marca através de definição do conceito do negócio, pode parecer fácil, mas implica em resolver diversos desafios. Os grandes negócios, que já contam com posicionamento consolidado, começaram a traçar seu Brand Positioning há muito tempo respondendo uma série de perguntas essenciais, portanto o caminho para criar o posicionamento ideal, deve seguir a mesma trilha.

Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na América Latina, os envolvidos na construção e na alavancagem de uma marca devem examinar cada desafio separadamente e determinar quais são os mais críticos para seu sucesso: “Sem descobrir as respostas corretas, o resultado será um posicionamento mentiroso que vai fazer os clientes associarem a empresa com algo que ela não vende”.

Gerardo listou quais são os desafios para criar o Brand Positioning perfeito:

1 - Sua marca é um ativo?

“Entregar resultados financeiros de curto prazo podem atrapalhar o Brand Positioning. As situações de mercado não podem interferir no caminho da marca. Uma vez criado, o posicionamento não pode ficar mudando ou então nunca teremos um ativo bem construído."

2 - Sua marca é atraente?

“Lembre-se que o mercado é dinâmico, portanto sem uma visão atraente, as mudanças indesejadas na construção de marca podem surgir. Estamos falando de personalidade de marca, valores organizacionais e propósito superior”.

3 - Sua marca é diferente?

“ O que muitos consideram “bom” não é bom o suficiente, é preciso ter certeza de que a ideia é brilhante e única, sempre acompanhada de mecanismos adequados para reconhecer o brilho e levar essas ideias até o cliente quanto antes. Não pode perder tempo, ou então o concorrente vai ocupar o espaço na mente do seu cliente justamente por ser mais rápido”

4. Sua marca é digital?

“O cliente está na Internet, sem dúvida, e, é lá que ele "controla" o que vai consumir. Sua marca precisa estar atenta aos novos recursos, iniciativas criativas e novas formas de trabalhar com marketing. Lembre-se de nunca afastar o marketing digital da marca, respeitando o interesse dos seus clientes ao mesmo tempo, em que leva a sua marca, sem sair do Brand Positioning. É um verdadeiro desafio.”

5. Sua marca está forte internamente?

“Para alcançar o marketing perfeito, de maneira integrada ou inovadora, os funcionários precisam conhecer o positioning e ser fiel a ele. Sempre. Ser visto como a melhor opção pelo seu cliente, é extremamente inspirador e motivador para os colaboradores.”

 

 

AROLDO

 GLOMB

  ASSESSOR DE IMPRENSA

  aroldo@kakoi.com.br

  facebook.gif   kakoi.com.br



 




Rodada de Negócios da MAX 2021 tem recorde de confirmações de players nacionais e internacionais

Netflix, Disney+, Warner Bros., GNT e Gloob estão entre os participantes desta edição. Inscrições gratuitas terminam no dia 7 de novembro


Com a confirmação de 45 distribuidores e difusores de conteúdos audiovisuais do mercado brasileiro e internacional, a 6ª edição da Rodada de Negócios da MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo supera o número de grandes players participantes de edições anteriores do evento. Entre os confirmados estão: Netflix, Disney+ e WarnerMedia. Os interessados em apresentar projetos e obras, podem se inscrever gratuitamente na Rodada de Negócios virtual do audiovisual até 7 de novembro pelo site max.sebraemg.com.br.


Na última edição, realizada em 2020, a Rodada de Negócios da MAX teve a participação 34 players e 741 projetos inscritos, gerando R$ 427 milhões em expectativas de negócios. “Neste ano, queremos superar esses resultados e incentivar cada vez mais a comercialização, coprodução e distribuição de projetos e a geração de negócios para o audiovisual, estimulando toda a cadeia de valor do segmento tão impactada pela pandemia”, afirma o diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.


Assim, como em 2020, em cumprimento às medidas de prevenção à Covid-19, a Rodada de Negócios da MAX será on-line, o que possibilita produtores independentes, criadores e pequenas empresas do audiovisual de todo o país participarem do evento. “A Rodada de Negócios, no formato virtual, democratiza o acesso de empreendedores do segmento, de norte a sul do país, e dão a eles as mesmas oportunidades para apresentar seus projetos e obras para potenciais parceiros e investidores”, justifica Reis.


Entre os grandes players que participarão da Rodada de Negócios, estão: canais de TVs pagos e abertos (entre eles, Discovery, GNT, Gloob e Canal Brasil), produtoras (Warner Bros., Boutique Filmes, Chatrone, Moonshot Pictures e Urca Filmes), distribuidores e agregadores (Elo Company Embaúba Filmes, Fenics Filmes e O2 Play) e plataformas de streaming (Disney+, Curta!, Paramount, PlayKids, Viacom e Netflix).


Os encontros on-line entre os pequenos negócios do audiovisual com grandes players nacionais e internacionais acontecem entre os dias 6 e 8 de dezembro, e terão duração de até 30 minutos. A curadoria da MAX 2021 é feita pela BRAVI (Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne empresas produtoras do país).


Como participar


Podem ser inscritos na Rodada de Negócios da MAX 2021, longas-metragens, séries, programas de TV, documentários, reality shows, além de conteúdo de catálogo. Os projetos passarão por uma pré-análise feita pelos players. As reuniões on-line serão agendadas e divulgadas no próprio sistema da Rodada de Negócios virtual do Sebrae Minas até o dia 30 de novembro.


As obras e projetos deverão ser cadastrados nas categorias: documentário, ficção e animação. Cada participante poderá ter até cinco projetos, que serão analisados por até cinco players (em cada trabalho).


MAX 2021


A Rodada de Negócio faz parte da programação da MAX 2021, que inclui, ainda, palestras, oficinas, debates e painéis sobre negócios, políticas públicas, inovações, cultura e tendências ligadas ao audiovisual. O evento 100% on-line e gratuito é realizado pelo Sebrae Minas com o objetivo de promover negócios e capacitar profissionais da indústria brasileira de audiovisual. O evento será promovido de 6 a 9 de dezembro.

 


Inscrições Rodada de Negócios MAX 2021

Até 7 de novembro

Inscrições gratuitas: max.sebraemg.com.br

Informações

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Hospital de Clínicas do Ingá dá início a treinamento do Projeto PlaneTree O objetivo é sensibilizar os colaboradores para impactar no paciente

 Hospital de Clínicas do Ingá dá início a treinamento do Projeto PlaneTree

O objetivo é sensibilizar os colaboradores para impactar no paciente


O Hospital de Clínicas do Ingá começa a aderir neste mês de novembro, o processo de treinamento de sensibilização do PlaneTree, metodologia norte-americana baseada no Cuidado Centrado na Pessoa. Presente em 76 hospitais pelo mundo e que no Brasil tem seu escritório no Hospital Israelita Albert Einstein, único no país, com o Programa de Certificação, nessa metodologia, o paciente é inserido como parte central dos cuidados médicos tendo essa estratégia aplicada na gestão para obter os melhores resultados para pacientes, familiares, colaboradores e gestores.


Segundo a psicóloga e Coordenadora do projeto Planetree do HCI Thayssa Quaglietta, o processo, que teve início em agosto deste ano, se baseará em um treinamento interno que tem por objetivo sensibilizar os colaboradores com a missão e os valores de um novo hospital.


“O PlaneTree traz um olhar a mais para as ações em saúde através do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa, a fim de implicar nossos colaboradores na construção de uma assistência mais humanizada, personalizada, responsável e cuidadosa. Construir junto a eles o sentimento de pertencimento, com engajamento e comprometimento para uma melhor performance das funções precípuas da Instituição, transmitindo a grandiosidade do Programa de Acreditação.

É preciso que todos estejam envolvidos com a importância dessa construção que traz em seu âmago a dileção a esta certificação nível Hospital Israelita Albert Einstein, uma das maiores instituições médicas da América Latina, reconhecida pela qualidade da assistência oferecida e pela alta tecnologia”,explica a psicóloga.


O treinamento tem a duração de 4 horas por dia e busca enfatizar com a equipe as melhores práticas para acolher o paciente de modo totalmente humanizado com informações acerca da filosofia de trabalho voltada para o bem estar, a empatia, a compaixão e o carinho com esse paciente.


“Temos que sensibilizar em dois anos, no mínimo, 85% dos colaboradores”, afirma.


Nesse processo, o colaborador e todo o corpo administrativo e clínico do Hospital aprende a escutar melhor o paciente, respeitando sua subjetividade e autonomia, validando-o como uma pessoa única com necessidades específicas.


“Impactar vidas com experiências sensório-afetivas positivas que promovam acolhimento e segurança é a nossa missão aqui no HCI”, finaliza a psicóloga e coordenadora do Projeto.


Contato para a imprensa: Lilian Lopes

Oniomania: 5 sinais de que comprar se tornou compulsão

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% da população mundial sofre de oniomania, compulsão por compras, também chamada de consumismo compulsivo e Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC). A patologia é responsável pelo giro de mais de US$ 4 bilhões na América do Norte, por exemplo. Entre 80% e 94% dos compradores compulsivos são mulheres, cujo transtorno costuma surgir por volta dos 18 anos de idade.

 

De acordo com a pesquisa Barometro Covid-19 sobre mudanças de hábitos, realizada pela consultoria Kantar com mais de onze mil pessoas de 21 países da América Latina, o Brasil é o país que registrou o maior aumento de compras online durante a pandemia: 30%. O percentual de latinos americanos que passaram a fazer esse tipo de compras foi de 24%, enquanto a média dos demais continentes foi de 27%.

 

Segundo o Dr. Adiel Rios, Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP e pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP; de fato, existe um prazer em adquirir bens que desejamos. “Quando conseguimos, há liberação de neurotransmissores que proporcionam sensação de prazer e bem-estar. O sentimento é normal, desde que esteja dentro de um contexto mínimo de realidade”.

 

De acordo com o psiquiatra, na oniomania, o ato de comprar também desperta esta sensação, só que de uma maneira exacerbada. “As compras são feitas de forma impulsiva, na maioria das vezes, de bens supérfluos. Normalmente, envolve um padrão de pessoas que compram na tentativa de preencher um vazio, suprir carências ou aliviar algum problema psicológico. Pagam por produtos que geralmente nem usam, apenas para saciar a satisfação de comprar algo novo, que logo desaparece e se transforma em sentimento de culpa. Para compensar, a pessoa vai em busca de comprar outra coisa, tornando o ciclo vicioso, afirma Adiel Rios.

 

Sinais de alerta

É difícil para um comprador compulsivo perceber e admitir o próprio transtorno. Para auxiliar na identificação deste comportamento, Adiel Rios pontua os principais sinais da oniomania:

 

Descontrole financeiro

Vivemos uma era em que nem é preciso sair de casa para ter vontade de comprar. Isso porque as redes sociais, além de rastrearem nossa atividade dentro das próprias redes, conseguem identificar quais sites acessamos. Se esse site for uma empresa anunciante, provavelmente o produto que você pesquisou ou foi exposto em alguma loja online irá aparecer no seu perfil.

 

Além das “armadilhas virtuais”, o consumo ganhou atratividade por meio de maiores facilidades de pagamento ou diversas ofertas pontuais, como a própria black friday. Hoje, há várias formas de um comprador compulsivo se enrolar financeiramente, seja pagando o mínimo do cartão de crédito, aderindo ao cheque especial ou contratando crediários.

 

Compras às escondidas

Para o indivíduo com oniomania, comprar sem ninguém saber e esconder os itens em casa já são parte do processo de compra. “Por ser considerada uma postura socialmente reprovável, o medo da censura e do julgamento explicam o comportamento de nutrir a compulsão em segredo”, diz Adiel Rios.

 

Peças repetidas, esquecidas ou nunca usadas

A pessoa chega a comprar roupas ou sapatos sem sequer experimentar. E, muitas vezes, compra itens praticamente iguais, pois nem se lembra do que tem no armário, já que a maioria das peças, muitas ainda com as etiquetas, nunca foram usadas. “Em um determinado momento, o indivíduo não tem nem mais espaço para guardar tanta coisa e acaba amontoando tudo no fundo do guarda-roupa, ficando esquecido por lá”, complementa o psiquiatra.

 

Abstinência

Irritabilidade, extrema ansiedade e oscilações de humor. Essas são algumas das manifestações clínicas durante os longos períodos sem consumo. Os sintomas decorrentes da abstinência podem ser similares aos da dependência do uso de substâncias químicas, ocasionando desespero, perda de autoestima, sintomas de humor deprimido e ansiedade.

 

Sensação de culpa após uma compra

Como em outros transtornos, após efetuar uma compra e vivenciar a sensação de prazer, vem depois o sentimento de culpa e sofrimento. Quando acaba aquele bem-estar, ocorre uma sensação de impotência diante do descontrole da compra. Logo, surge o ciclo de “prazer-luto”, sendo consequência da visão distorcida sobre a finalidade do consumo em nossas vidas.

 

Origem familiar e genética

Não há estudos definidos que comprovem as causas da doença, mas a literatura médica relaciona o transtorno a alguns fatores. Um deles está associado com a história comportamental da família do indivíduo.

 

Um estudo sobre o tema (“Clinical Manual of Impulse-Control Disorders”), desenvolvido pelos pesquisadores Eric Hollander e Dan Stein, da Universidade Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, revelou que famílias de compradores compulsivos mostram maior tendência a desenvolver outros transtornos como do humor, dependência química, transtornos alimentares e, é claro, compulsão por compras.

 

 

“Além disso, outros estudos científicos mostram uma relação bastante próxima entre a oniomania com o transtorno obsessivo compulsivo e o transtorno bipolar. A soma destas patologias com as distorções sobre o ato de consumir motiva o comprador compulsivo a desenvolver uma suposta segurança por meio das compras”, pontua Adiel Rios, que também é integrante do Programa de Transtorno Bipolar do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).

 

Tratamento

Há inúmeras abordagens terapêuticas capazes de auxiliar quem sofre deste transtorno. Os tratamentos incluem o acompanhamento por fármacos (como ansiolíticos e antidepressivos), psicoterapias e até consultoria com um especialista em finanças pessoais. Há ainda grupos de apoio, como o Devedores Anônimos (www.devedoresanonimosonline.com.br/), onde outros compulsivos compartilham suas experiências.

 

“Os tratamentos têm como objetivo atribuir um novo significado à relação gratificação-recompensa, mostrando que há outros caminhos para lidar com as dores e formas muito mais saudáveis de obter bem-estar e prazer na vida”, finaliza Adiel Rios.

 

Informações à imprensa

FGR Assessoria de Comunicação

Flávia Ghiurghi

flavia@fgrcomunicacao.com.br

flaviavghiurghi@hotmail.com

flaviaghiurghi@gmail.com

www.adielrios.com

Faculdade UniFTC de Itabuna abre processo seletivo para contratar professor de Administração

A Faculdade UniFTC de Itabuna abre processo seletivo para de cadastro de reserva para Professor, visando atuação na docência no curso de Administração. A previsão de admissão é no semestre de 2022.1.


O candidato  fará  a  inscrição  através  do  e-mail selecaodocentegestao@gmail.com,com  o título Docente Itabuna,entre os dias 27 de outubro a 06 de dezembro de 2021. Podem se  inscrever  no  Processo  Seletivo,  profissionais  da  área  de  Administração,  conforme formação e titulação específica para as disciplinas, descritas no edital (https://uniftc.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/EDITAL-03-2021-adm.pdf).


A Coordenação de Curso formará uma Comissão de Seleção que vai analisar os documentos apresentados pelos candidatos, realizar a prova didática e entrevista. A primeira fase de análise curricular ocorre no dia 8/12/2021; a segunda, da entrevista, acontece nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021; já na terceira fase, da aula pública, só vão participar os  candidatos  que  forem aprovados pela primeira e segunda etapa.


A  informação para os aprovados será feita por e-mail. No  dia 16/12/2021  acontecerá  a  aula  pública,  via  Google  Meet. Na ocasião o candidato deve apresentar à banca o plano de aula e terá no mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos para apresentação do conteúdo, que deverá ser ministrado  com  uso  de  metodologia  ativa.


O  docente  deverá  escolher  um  dos  conteúdos apresentados no ementário e referencial bibliográfico que estão no Edital. Os  aprovados  serão  informados  no  dia  21/12/2021 por resultados fixados na portaria da Instituição e através de seu e-mail de contato.


Contatos da assessoria

Victor Rosa

Email: vlrosa.ssa@ftc.edu.br

Livro fruto de pesquisa da Unilogos será lançado no maior congresso educacional do Brasil

Tese de mestrado aprovada em universidade internacional será lançada no maior evento da educação do Brasil.

 

A dissertação de mestrado do professor Mauro Rabelo apresentada na Logos University International vai se transformar em um livro. A grande novidade é que a publicação será lançada no próximo dia 2 de dezembro, dentro das atividades do VII Congresso Nacional de Educação, o maior evento da categoria no país.

 

O livro teve o prefácio escrito pelo reitor da universidade, professor Gabriel Lopes. Ele conta que “a obra do professor Mauro Rabelo, de característica genuinamente pedagógica e tem como proposta salientar a importância do Laboratório de Informática Educacional (LIED) no Ensino Fundamental das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”.

 

Já o autor lembra que “existem softwares muito bem desenvolvidos para esta finalidade de favorecer o ensino e aprendizagem do aluno com entretenimento; clareza e com acompanhamento pelo professor em tempo real”. Diante deste cenário, “a observância desta obra em realizar esta proposta nasce em função da possibilidade de se implantar com dese.nvoltura os Laboratórios de Informação Educacional nas Escolas”.

 

Além disso, Rabelo explica na publicação o quanto é importante a capacitação dos professores para lidar com essas ferramentas. “Que se capacite professores com a finalidade de suprimirem possíveis dificuldades que venham apresentar no manuseio do computador, bem como dos softwares que possibilitam o ensino e aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática”, completa.

 

Com isso, todos serão beneficiados, inclusive os alunos, destaca Mauro Rabelo: “Assim sendo, será muito importante para absorção do conhecimento, não tão somente com a utilização do quadro e giz/pincel. Está utilização de ferramenta está um pouco ultrapassada e o aluno sente-se bem melhor e a vontade para aprender com o uso de novas tecnologias que causam bastante entusiasmo para acompanhar a evolução das mídias no processo de ensino e aprendizagem”, finaliza


Jennifer da Silva 

Suporte MF Press Global 


Gaslighting: Abuso psicológico devastador com requintes de sutileza

Várias são as formas de abuso psicológico que um ser humano pode sofrer. No entanto, temos um tipo de abuso que é muito característico por ser, de certa forma, “invisível”, que não deixa marcas físicas, sendo, portanto, difícil de ser analisado e penalizado.


É o Gaslighting, tipo de abuso no qual a vítima quase nunca tem consciência de estar sendo abusada. Ou pelo menos, não como se entende geralmente o termo, já que não há uma agressão clara. Mas sim, a agressão existe, acontece muito e vem disfarçada de ações que podem camuflar a perversidade do processo em si.


A melhor definição seria de uma manipulação sutil, na qual o abusador enfraquece a autoestima, o amor próprio e a confiança da vítima (pode ser o homem ou a mulher), fazendo com que ela se coloque cada vez mais submissa, dependente e, se anulando a tal ponto que, ela não consegue ter a clareza destes atos perversos e colocando em dúvida suas próprias emoções e seus medos.


O programa da Rede Globo Fantástico abordou essa semana o tema no seu quadro sobre questões relacionadas à saúde mental e evidenciou esse tipo de violência psicológica como uma prática devastadora e que se configura em um crime.


A dinâmica mostra que na cabeça da vítima, o abuso não está acontecendo, e ela acaba achando que ela é realmente culpada.


Em grande parte das situações, ela deixa de ter voz, pois é menosprezada em seus pontos de vista, chegando até a se fechar de tal forma que vai se anulando cada vez mais.


A dificuldade em se identificar ou denunciar este tipo de abuso psicológico está exatamente no fato de que, a vítima quase nunca tem consciência de estar sendo abusada.


Uma das características deste processo é que o agressor usa de estratégias perversas para fazer com que a vítima tenha dúvidas sobre os fatos e acredite que tudo não passa de invenção, paranoia ou uma histeria de sua cabeça. Faz com que ela pense estar sempre equivocada e exagerando em suas proposições.


E no meio desta confusão de sentimentos, muitas vezes se fecha ou se cala, por acreditar que está mesmo errada e que o abusador está com a razão. E, de forma a reparar suas “falhas”, ela pode acabar entregando a ele sua capacidade de discernimento sobre os fatos e sobre sua vida de forma geral.


Insultos, agressões verbais, diminuições claras, depreciação, também são ingredientes que podem ser encontrados nessa rede do Gaslighting. E é aqui que começam os problemas e possíveis transtornos psicológicos.


Por ser complicado provar, já que dificilmente existe uma violência explícita, esse agressor se esconde atrás de uma vítima medrosa, sem energia, sem voz, confusa em suas palavras e atitudes, com uma autoestima destruída e que, é levada a pensar que a causa de tudo passa por ela.


Uma das principais características desse abuso psicológico é a alteração da percepção de realidade da vítima, que anula sua consciência e cria a negação de que vive em meio a uma atmosfera abusiva.


Essa violência é contínua. A sutilidade do caso aliado a um ciclo de repetição gera nessa vítima as dúvidas que a levam a se sentir culpada e responsável pelo que está sofrendo. A ponto de achar que o agressor age desta forma, porque ela provoca de alguma maneira.


Tudo se torna muito confuso aos seus olhos e seu entendimento e quem sofre com essa violência, acredita firmemente que está louco (a). Se confunde se está no papel de vítima ou de abusador (a).


E como descrever quem sofre esse tipo de agressão psicológica? Elas, em sua grande maioria, são pessoas que estão sempre esgotadas mentalmente, tristes, inseguras e descrentes de suas verdades. Possuem muita dificuldade de se expressar e de opinar sobre qualquer assunto. 


 A consciência do abuso não existe e o fato de ser sempre invalidada em seu ponto de vista e ideias, às vezes até de forma agressiva verbalmente, contribui para que ela se feche ainda mais em sua insegurança e medo. A vítima se convence que suas opiniões estão sempre equivocadas.


Por todos estes fatos, podemos entender porque a Gaslighting é considerada uma agressão psicológica silenciosa e incessante, que tem como consequências para suas vítimas, efeitos de maus tratos mentais severos e em alguns casos até irreversíveis.


O praticante deste ato, através de sua perversidade, tenta passar para a vítima que ele só quer ajudar, mostrando a ela que pode sim confiar nele.


As vítimas podem ser homens também, não só mulheres e esse tipo de agressão psicológica está presente em todo tipo de relação: trabalho, amizade, familiar ou relacionamento afetivo.


Pesquisas apontam inclusive que, esse tipo abuso também vem sendo praticado por mulheres, onde os homens são suas vítimas e passam pelos mesmos transtornos psicológicos.


Enfim, essa violência de gênero deve ser melhor divulgada e esclarecida para a população, de forma a termos mais clareza. Aprendendo assim, a identificar os seus mecanismos e suas consequências.


Quanto mais orientados estivermos, mais fácil será para perceber se o abuso está, de fato, ocorrendo. Ao menor sinal de agressão psicológica, deve-se buscar ajuda profissional para seu fortalecimento enquanto ser humano, sem medo da exposição ou de ser diminuído por expor os fatos.


Resgatando assim, sua credibilidade, autonomia, liberdade de expressão e elevação da autoestima. Trazendo para sua rotina de vida a harmonia junto a uma maior força e consciência mental, abandonando o papel da opressão sofrida através da perversão camuflada nos atos praticados por seu agressor.

 

Dra. Andrea Ladislau é psicanalista, graduada em Letras e Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e Psicanálise e doutora em Psicanálise Contemporânea. Possui especialização em Psicopedagogia e Inclusão Digital. É palestrante, membro da Academia Fluminense de Letras e escreve para diversos veículos. Na pandemia, criou no Whatsapp o grupo Reflexões Positivas, para apoio emocional de pessoas do Brasil inteiro.


 Contato para imprensa: Lilian Lopes