O Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu nesta sexta-feira (24) um inquérito para apurar possíveis irregularidades na Caixa Econômica Federal.

O banco encerrou pelo menos 525 mil contas de poupança e lançou o saldo desta movimentação como lucro em seu balanço anual de 2012, cerca de R$ 719 milhões. O MP irá verificar se a Caixa descumpriu regras legais do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central (BC) com essa ação, além de checar quais foram as informações prestadas aos clientes da instituição.

Além disso, o ministério irá avaliar quais foram os efeitos da manobra nos repasses ao Tesouro Nacional e na participação de lucros e resultados dos funcionários. A investigação deve ser concluída em um ano, mas pode ser prorrogada.

Outros 17 bancos terão de enviar ao MP, para fins de comparação, informações sobre como o grupo cumpre as determinações legais da CMN e do BC, com destaque para o encerramento de contas com erros de cadastro. Eles têm 15 dias para responder a solicitação do ministério.

Terra