sábado, 1 de junho de 2019

Os mistérios de Mona Lisa

Biografia

Livro investiga quem era a mulher por trás do famoso quadro de Leonardo Da vinci





Lisa Gherardini poderia ter sido apenas mais uma donna bonitinha da era renascentista e ficar por isso mesmo. Mas o destino quis que ela fosse eterna. Retratada por Leonardo da Vinci (1452-1519), sua figura se tornou ícone das artes, da publicidade, do entretenimento. Vê-la (mais ou menos) de perto, no Louvre, ainda pode despertar emoções fortes.
Por essas e por outras, a jornalista norte-americana Dianne Hales acreditava que a personagem de Da Vinci merecia uma biografia. O resultado está em “Mona Lisa: A Mulher por Trás do Quadro”. Tendo a vida de Lisa Gherardini como fio condutor, são três livros em um só: uma breve história da vida privada da rica Florença, centro do planeta na sua época; o cenário cultural da Itália de Da Vinci e Michelangelo; as curiosidades em torno do quadro mais famoso do mundo.
Nascida em 1479, em Florença, Lisa vinha de linhagem nobre, das antigas. Foi casada aos 15 anos de idade com Francesco del Giocondo, um comerciante sem nobreza no sangue. Casar era um bom negócio (até porque o amor ainda não tinha sido inventado). O casamento elevou Giocondo à elite da sociedade, graças à associação com uma legítima Gherardini. Sangue azul valia mais que dotes gordos. Business.
Lisa teve seis filhos com Francesco e morreu aos 63 anos, em 1542, encerrada num convento para onde se mudara ao ficar viúva. Seu nome teria se perdido aí, não tivessem os Giocondo encomendado a Da Vinci o retrato da jovem mulher em 1503. Muito se especula, ainda hoje, o que o mestre viu de especial ao conhecê-la.
Dianne conta na parte final do livro ótimas historias sobre trajetória do quadro – desde 1525, adornando uma suíte de banho do rei Francisco I em Fontainebleau e, bem depois, encantando Napoleão, até sua popularização e seu sequestro, em 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário