Brasília, 14/07/22 – O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 15,3% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de maio de 2022 foram registradas 161.348 queixas de usuários de serviços de telecom, 29.243 reclamações a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado. “As reclamações de usuários vêm registrando quedas acima de dois dígitos desde o começo do ano passado. São quedas recordes que mostram que as ações do setor para melhorar a experiência do usuário tem surtido efeito”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari. Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços, com destaque para a queda de 20% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 13.638 em maio de 2021 para 10.906 em maio de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 15,4% e dos usuários de telefonia móvel 6,6%. Sobre os assuntos, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas a crédito pré-pago, que caiu 24%, seguida por mudança de endereço, com queda de 21% e por ressarcimento, com queda de 20% no número de reclamações. Para Ferrari, as reduções estão diretamente ligadas aos investimentos das empresas, que ultrapassaram R$ 35 bilhões em 2021, e às medidas de autorregulação do setor, entre elas a Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. |
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