O Dia Internacional das Pessoas Ciganas (ou Dia Internacional dos Ciganos) celebra-se, anualmente, a 8 de abril. Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, em Londres.
O objetivo deste dia é promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. Pretende-se, também, mobilizar a sociedade civil e chamar a atenção para a necessidade de execução de políticas públicas que mitiguem os efeitos da pobreza e exclusão que esta comunidade sofre.
Em 2025, o Conselho da Europa organiza o mês «Opre Roma!», de 1 a 30 de abril de 2025, para sensibilizar e chamar a atenção para os desafios enfrentados pelos ciganos na Europa.
Os povos ciganos são mantenedores culturais natos
Chegaram em nosso país pela primeira vez em 1.574 degredados pela coroa portuguesa. Os povos ciganos são mantenedores culturais natos, ao chegar em um local, entram em contato com a cultura do país e colocam o seu “tempero”, mantendo viva a diversidade artística e os intercâmbios culturais.
A dança, ou melhor dizendo, as danças ciganas, assim como a música são extremamente ricas, o legado artístico é a grande manifestação cultural deste povo, que mesmo em meio a muita discriminação e preconceitos, continuam sua caminhada com resiliência, mostrando ao mundo sua grande diversidade cultural e encantando os gadjos (não ciganos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário