sexta-feira, 12 de julho de 2019

O FIAT 147, PRIMEIRO CARRO A ÁLCOOL BRASILEIRO, ERA FABRICADO HÁ 40 ANOS

O 147 marcou seu pioneirismo em várias formas:

- Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações em 9 de julho de 1976, em Betim, Minas Gerais
- Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
- Primeiro carro no Brasil com coluna de direção articulada;
- Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo (a partir de 1979);
- O menor carro a diesel da época, sendo vendido na Europa e Argentina;
- Primeiro carro brasileiro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up, faltando apenas as variantes conversível e utilitária esportivo;
- Primeiro carro brasileiro com o estepe junto ao compartimento do motor, ou seja embaixo do capô dianteiro;
- Primeiro carro no Brasil a utilizar para-choques de plástico polipropileno em larga escala (no modelo Europa em 1980);
- Primeiro carro brasileiro com desembaçador traseiro.

A Fiat Automóveis S.A foi inaugurada em 9 de julho de 1976 para produzir o pequeno carro 147, devido ao modelo Italiano 127 lançado em 1971.
O principal executivo do conglomerado que reunia as empresas Fiat, Giovanni Agnelli, participou do evento de inauguração da fabrica no município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Fiat sacudiu o mercado e, ainda por cima, instalou - se ora do estado de São Paulo, principal parque automobilístico do país na época.
O Fiat 147 foi testado por mais de um milhão de quilômetros para pôr a prova estrutura, desempenho, consumo, a robustez da suspensão  e da tração dianteira.
Sua apresentação ao público deu-se no salão de automóveis de 1976, no lado de fora do parque de exposição do Anhembi, em São Paulo, num circuito de 300 metros de extensão, onde tinham muitos curiosos, para su volta no modelo, que fazia sua estreia em solo brasileiro.

OBS _ Já que a Fiat trouxe tantos desenvolvimentos para o Estado de Minas Gerais com a criação da sua fabrica em Betim, hoje, com vários modelos Fiat no mercado, seria interessante, que criasse no estado um museu dos Automóveis Fiat..
Fica ai a sugestão para essa grande marca mundial de carros, Fiat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário