sábado, 31 de agosto de 2019

Água limpa é vida!

Devido aos efeitos da globalização da economia, estamos vivenciando a globalização ambiental e a globalização da água.
Temos que ter a consciência de que a época da abundância da água já passou.
O melhor reservatório que temos é o solo, e ele está sendo afetado, dentre outras coisas, com o uso do asfalto.
Todos pedem chuva, mas ela tem causado inundações e enchentes, porque o solo tem sido, ao longo dos anos, impermeabilizado pelo asfalto e o concreto.
A impermeabilização do solo, aliada a uma falta de politicas públicas e sistemas de drenagens eficientes, são os prováveis causadores dessa situação.
Falar que a causa do problema é simplesmente a falta de chuva é tapar o sol com a peneira, pois o que falta é uma boa gestão de prevenção.
Se tivesse sido feita uma boa gestão no passado, não estaríamos vivendo esse problema da falta de água agora, esse estresse hídrico.
Engana-se quem acha que a água no planeta está acabando.
A população mundial cresceu muito e ninguém se atentou para isso. Toda atividade humana gera resíduos; resíduos domésticos, urbanos, resíduos de atividades da saúde, resíduos de atividades de comércio e industriais etc.
Os grandes problemas de saneamento ainda persistem, ele tem que fazer parte da pauta politica e social do Brasil.
Quando o assunto é água e esgoto, ou tratamento de dejetos, não vamos bem. As pessoas não deveriam jogar lixo nos rios. Quanto mais lixo se joga na água, maior a mortandade de peixes.
A água de um rio desemboca em outro rio e daí no mar. Os poluentes da sujeira do lixo jogado nas águas são transportados para regiões distantes, ou seja, o dano não se limita ao local onde foi lançado.
Sua ação tóxica permanece por muito tempo no meio-ambiente, inviabilizando a pesca e o consumo da água.
Por falta de informações, muitas pessoas bebem água contaminada ou pescados oriundos de águas contaminadas, o que tem dado origem a inúmeros problemas de saúde na população.
Toda água poluída é vida que acaba. Água limpa é fonte de vida.
Outro exemplo significativo é o emprego do plástico, que é essencial para o nosso cotidiano.
Se, por um lado, não podemos, no mundo moderno, viver sem o emprego desse material, por outro lado não podemos descuidar de sua destinação final.
O descarte inadequado de garrafas pet e de sacos plásticos está causando enormes problemas ambientais, pois esses produtos são, muitas vezes, simplesmente jogados em nossos rios.
Só com educação e consciência ambientais podemos melhorar isso.
Não podemos tratar a água como mero insumo, como tem mostrado a crise hídrica que nos assola.
É responsabilidade de todos nós tratar a água como um elemento essencial para a sobrevivência de todo ser vivo no planeta.

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário