http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
12 de maio de 2023Primeira turma do curso se formou em abril de 2023
Por Lucas Porfírio
Com informações da UFOP
Primeiro do país em nível de graduação, o curso de Engenharia Urbana da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu nota 5 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com informações da UFOP, a classificação foi realizada recentemente por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC, considerando a adequação do curso às Diretrizes Curriculares Nacionais.
A análise considerou a infraestrutura disponibilizada pelo curso, o planejamento educacional desenvolvido com base nos componentes curriculares, ou seja, o conteúdo das disciplinas oferecidas, e também o corpo docente e técnico. Além disso, foram examinados documentos referentes à Política das Engenharias da UFOP e resoluções do Conselho Universitário.
A pró-reitora de Graduação, Tânia Garbin, explicou que o processo de avaliação ocorreu a partir de uma iniciativa da universidade: "A universidade precisa solicitar ao Inep o reconhecimento do curso, e a avaliação é realizada após a primeira turma concluir todos os componentes curriculares".
O curso de Engenharia Urbana teve sua origem em 2009, com discussões sobre sua criação. Contudo, somente em 2012 o projeto pedagógico foi formalizado e submetido às instâncias institucionais. Após um processo de avaliação, o curso foi aprovado em maio de 2017, tornando-se o décimo curso oferecido pela Escola de Minas. No ano seguinte, a primeira turma de estudantes deu início às suas atividades acadêmicas.
Segundo a coordenadora do curso, Bárbara Abreu, a pontuação máxima reflete as características do projeto educacional do curso. "A nota 5 é reflexo de um projeto pedagógico moderno e coerente com as Diretrizes Curriculares mais recentes, de uma infraestrutura de excelência, de estarmos inseridos em uma Instituição de renome, com engajamento do corpo docente, técnico-administrativo e discente e, também, da preocupação com a formação de profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios existentes nas áreas urbanas", completou.
Ana Luiza Rodrigues foi a primeira engenheira urbana do Brasil a se formar. Por ter passado em primeiro lugar no mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela concluiu a graduação antes da turma. Para a engenheira, ter realizado a graduação na UFOP foi a melhor escolha. "O curso marcou a minha história e carrego uma bagagem riquíssima, que soma ao meu pessoal e profissional. A cada passo dado por todos que construíram o curso, eu me sentia pertencente e entusiasmada. Foram muitos os desafios enfrentados, mas é uma honra enorme ver que conseguimos juntos trilhar um caminho de sucesso", afirmou.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário