quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

CARNAVAL DE OURO PRETO ATRAI TURISTAS E MOVIMENTA COMÉRCIO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

14 de fevereiro de 2024
Imagem - Patrick Araújo - Ascom Sec. Turismo

Lucas Porfírio

Ao longo de seis dias de folia, milhares de pessoas passaram pelo carnaval da histórica Ouro Preto. Antes da festa começar, a Prefeitura Municipal tinha a expectativa de que, aproximadamente, 300 mil foliões circulassem pela cidade e que cerca de R$ 15 milhões fossem injetados na economia local. 

Segundo o secretário Municipal de Cultura e Turismo, o evento foi planejado desde o ano passado. “O Carnaval de Ouro Preto esse ano, mais do que expectativas superadas, é o resultado de um planejamento que a gente vem tendo desde agosto do ano passado. A gente não estala o dedo e acontece um evento. Então, em agosto a gente começou a discutir questões orçamentárias e a planejar. Em relação ao orçamento, a gente buscou fazer o necessário, sem prejudicar o orçamento anual”, explicou o secretário. 

Ainda, conforme pontuou Malta, a cidade ainda possui um dos maiores carnavais do estado. “Ouro Preto se fortalece como o maior carnaval do interior de Minas Gerais. Isso independente do carnaval de Belo Horizonte ter crescido demais. Ouro Preto ainda tem o charme usual das ladeiras históricas, da nossa cultura e da nossa identidade”, afirmou o gestor da pasta da cultura e turismo. 

E o charme da cidade histórica foi um dos motivos que atraiu  a carioca, Ana Caroline da Silva Oti. “É a segunda vez que passo carnaval em Ouro Preto. Estou achando esse ano mais animado. Com certeza pretendo voltar, já estou marcando para o ano que vem. O que eu mais gostei no carnaval daqui foi a tranquilidade, é bem seguro”, relatou a moradora do Rio de Janeiro. 

A cidade recebeu ainda foliões das cidades vizinhas, como os moradores de Ouro Branco, Fernando Miranda e Olivia Lima. “Bem legal, a organização está de parabéns”, disse Fernando. “Eu estou achando bem seguro, bem organizado. O contraste do antigo com o novo é muito reconfortante. É uma experiência bem diferente, é o meu primeiro carnaval aqui”, contou Olivia.

O evento movimentou o comércio local. “Nesse carnaval eu posso dar uma nota 08 de 10. Está sendo bem movimentado. Os funcionários estão trabalhando bastante, até suando. Está tudo muito bom, nós estamos gostando bastante. Ano passado pode ter sido um pouquinho mais fraco. Eu estava trabalhando em outro estabelecimento, também aqui na área central , e não foi muito forte não. Esse ano foi mais movimentado, o pessoal compareceu tanto nas ruas, quanto no estabelecimento”, disse o garçom em um estabelecimento comercial no centro, Fabrício Pereira. 

De acordo com barraqueiros e ambulantes, o imbróglio envolvendo a liberação da Praça Tiradentes gerou um impacto negativo. Roberto Mauro Pereira é barraqueiro há 14 anos, para ele o movimento foi menor neste ano. “Nessa indecisão de liberar ou não a Praça, a gente ficou com receio de comprar as coisas, porque tudo é gasto, tudo é dinheiro. Compramos no susto. Amigos meus mesmo falaram que iam viajar, que iriam para um sítio, já que não teria nada na Praça”, completou o comerciante. 

Vendedora Ambulante há mais de 10 anos, Mari Rosane de Oliveira Castro, destacou a importância de não deixar o carnaval da cidade se perder: “Que carnaval ano que vem seja melhor, sem essas burocracias (referindo a liberação da Praça Tiradentes). Aqui é o carnaval de família. Então é isso, Ouro Preto não pode deixar morrer esse carnaval de família que temos na cidade. Essa é a voz geral do povo de Ouro Preto”. 

Apesar da incerteza da liberação da Tiradentes, os foliões da cidade aprovaram o evento. “ Tá uma maravilha. Tá bom como há muitos anos eu não vejo. E olha que eu costumo sair todo ano. Gostei muito, esse ano tá muito bom”, contou a ouro-pretana, Vânia Aparecida de Almeida Silva. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário