quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Cidades da Itália ficam irritadas com pedidos de cidadania de brasileiros

BRASIL

(Imagem: Camillo de Pellegrin | Sindaco Val di Zoldo)

O famoso sonho do passaporte europeu… Muitos brasileiros entram com um processo de cidadania na Itália para conseguir esse documento de viagem, que traz benefícios como se deslocar pela Europa e outros países sem precisar de visto.

  • Basicamente, existem duas formas de conseguir o registro: por consulados italianos no Brasil — o que pode levar até 10 anos —, ou entrando com um processo direto na justiça da Itália — durando em média 2 anos.

🤌 Calmati, calmati! Acontece que algumas prefeituras estão ficando revoltadas com a quantidade de pedidos de cidadania feitos por brasileiros e as diversas solicitações de registros dos antepassados italianos.

A reclamação é de que os tribunais das cidades — principalmente daquelas com menos de 10 mil habitantes — ficam sobrecarregados com esses processos e acabam demorando para cuidar dos casos de moradores.

Em números: Só na região de Vêneto — da onde saíram muitos italianos rumo ao Brasil no final do século XIX —, foram 12 mil pedidos feitos à justiça no ano passado, sendo a grande maioria de brasileiros. Em Veneza, foram 17 mil ações.

Dando buongiorno aos negócios 🇧🇷🇮🇹

O Brasil é o país com o maior número de descendentes fora da Itália, são 32 milhões de BRs com parentesco com italianos. Com isso, empresas querem aproveitar esse “tamanho de mercado” e facilitar o pedido de cidadania.

A startup Cidadania4u promete agilizar o processo usando tecnologia e viu o faturamento anual saltar de R$ 1 milhão em 2019 para R$ 56 milhões em 2022.

O que mais é destaque no nosso país?


Nenhum comentário:

Postar um comentário