segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

VLI tem nota máxima reafirmada por agência de classificação de risco S&P

A companhia teve a classificação AAA, a mais alta possível, reafirmada, com perspectiva estável

A solidez da VLI – companhia de serviços logísticos multimodais que opera portos, ferrovias e terminais – foi mais uma vez confirmada pela S&P Global Ratings. A companhia teve a classificação AAA, a mais alta possível, reafirmada, com perspectiva estável. A agência é um dos principais players globais de classificação de risco. 

“A reafirmação da nota em seu nível máximo é consequência do foco da direção da VLI e do nosso Conselho de Administração no crescimento sustentável da companhia, o que nos possibilita dar o retorno aos nossos investidores e continuar a contribuir para a geração de valor no negócio dos nossos clientes”, afirma o CEO interino e diretor Financeiro, de Serviços e Supply Chain da VLI, Fábio Marchiori. 

Na análise, a S&P reforçou os fundamentos que fazem da companhia um dos principais players do segmento de logística no país. “A VLI reportou margem Ebitda de cerca de 51% nos nove meses findos em 30 de setembro de 2023, versus 43% no mesmo período de 2022. Além do crescimento de cerca de 4% nas operações ferroviárias no período, a margem foi fortemente beneficiada pelos investimentos em melhorias operacionais e pela criação de novos produtos e soluções logísticas nos últimos três anos”. 

A S&P considera que a VLI continuará se beneficiando do crescimento da produção de soja e da demanda do setor agrícola em geral, com a diversificação de cargas transportadas pela companhia sendo apontado como um fator de mitigação de riscos de volatilidade. 

A expectativa da agência é de que a VLI manterá “baixo nível de endividamento nos próximos anos, em meio a crescimento gradual de receitas e geração de caixa”.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Daniela Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário