quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Tóquio anuncia semana de trabalho de 4 dias

MUNDO


(Imagem: The Japan Times)

Quarta é a nova sexta em Tóquio. A capital japonesa acabou de anunciar que vai introduzir a semana de trabalho de 4 dias a partir de abril de 2025 para seus cerca de 160 mil funcionários públicos.

O município será a primeira grande cidade global a adotar o modelo para valer, sendo o maior passo até agora nessa ideia. Há algum tempo, o governo japonês tem tentado estimular desde 2021, sem tanto sucesso — para não dizer “nenhum” sucesso.

Se você pensou “não é possível” enquanto lia, saiba que os japoneses têm uma relação muito forte com seus trabalhos e colegas de firma. Trabalhar o dia todo, fazer horas extras e priorizar a empresa são atitudes comuns entre eles.

Mas por que então o governo quer o 4-day-week? 📆 

O grande ponto é que, pelo menos na visão do governo, o “excesso de trabalho” está impactando diretamente a queda da taxa de natalidade do país, fazendo com que as pessoas tenham menos tempo para se relacionar, casar e ter filhos.

Os números explicam a preocupação: O Japão tem a população mais velha do mundo, com quase 1/3 de idosos e o número de mortes já ultrapassa o de nascimentos há 15 anos. Para se ter uma ideia, a taxa de fertilidade é de 1,2 no país.

Outro exemplo de medida do governo — essa não-corporativa — foi criar um aplicativo de namoro para estimular a sua população a encontrar pretendentes e, no fim das contas, bom… fazer amor e formar famílias.

Zoom out: A semana útil de 4 dias pode não ter pegado no Japão, mas tem ganhado cada vez mais adeptos em países como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Islândia. Também já virou assunto no Congresso americano e no Ministério do Trabalho por aqui. — até um teste feito no Brasil mostrou resultados positivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário