sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

A matéria que você queria ter lido quando estava na escola

 

VARIEDADES



(Imagem: Lunetas)

Você reclamava por ter que ir tão cedo estudar? Mesmo que ninguém tenha te escutado… saiba que você estava cientificamente certo.

O fato é que, entre os 12 e os 18 anos, os alunos estão passando por grandes alterações biológicas — com o horário natural do sono sendo uma delas.

Do fundamental até o final do ensino médio, nosso corpo atrasa gradualmente tanto o horário em que sentimos sono quanto o horário natural.

Por isso que, quando estamos na escola, enfrentamos um “jetlag social”, que é um descompasso entre o horário interno do aluno e o horário social marcado pelo relógio. Você dorme naturalmente mais tarde, mas precisa continuar acordando cedo

Para se ter ideia, como o adolescente sente sono mais tarde, pedir para um aluno acordar às 7h da manhã é o equivalente aos adultos acordarem às 4h ou 5h da manhã.

Qual o problema disso? Aqui está a lista que você poderia ter usado quando ainda era aluno:

  • Se o adolescente dormir 6 horas, ele pode estar perdendo entre 60% e 90% do sono REM, responsável por reforçar as conexões neuronais.

  • Dormir 8 horas entre o aprendizado e a memorização melhora entre 20% e 40% a capacidade do jovem reter o que aprendeu.

  • Com poucas horas de sono o organismo não consegue descansar o suficiente, afetando o sistema imune e gerando uma reparação incompleta.

No fim, com todos esses problemas relacionados a acordar tão cedo, parece que você não estava errado em pedir mais cinco minutinhos antes de acordar. risos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário