terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Jornal alemão chama Guardiola de 'Einstein do futebol' e disseca Bayern

2014 09h06 - Atualizado em
Reportagem mostra principais características da 'fórmula imbatível' do técnico catalão

Por Munique, Alemanha
 

 O jornal alemão "Bild" dedicou meia página de sua edição desta terça-feira em que põe o técnico Pep Guardiola como um gênio, chamando o técnico do Bayern de Munique de 'Einstein do futebol', em referência ao físico germânico criador da Teoria da Relatividade. Recheada de números, a reportagem detalha as principais características da "fórmula imbatível" do técnico catalão: capacidade goleadora, uso de jogadores de baixa estatura, controle da posse de bola e quantidade de quilômetros percorridos pelos jogadores durante as partidas.

 
Guardiola aparece como o físico Einstein, de língua para fora (Foto: Reprodução / Bild)
 
Com a expressão matemática "365:51 + 1,79 + (66% x 87%) + 65", o "Bild" mostra como o Bayern chegou à 44ª partida invicta no Campeonato Alemão com a goleada por 5 a 0 sobre o Frankfurt no último domingo. Na temporada, foram 51 gols nas 365 finalizações - a Bundesliga está na 19ª rodada. A baixa média de altura (1,79m), na qual se destacam Lahm e Ribéry, ambos de 1,70m, é uma das curiosas características. A ela se soma o controle da posse de bola de 66% nas partidas, com 87% de acerto de passes, e a média de 65 quilômetros percorridos pelos jogadores em campo.
Os destaques individuais são Mandzukic e Ribéry. O centroavante croata é o artilheiro da equipe na Bundesliga, com 11 gols, a um do líder da estatística, o colombiano Adrián Ramos, do Hertha Berlim. Eleito melhor jogador da Europa na temporada passada e terceiro colocado na Bola de Ouro da Fifa, o atacante francês é o que mais corre em campo, cerca de 8,1 quilômetros por jogo.
- Nós corremos muito. Este é o primeiro passo. Só então podemos jogar bem - afirma Guardiola ao "Bild".
Com 13 pontos de vantagem na liderança do Alemão, o Bayern volta a jogar no sábado, contra o Nuremberg, 15º colocado, fora de casa. Pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o atual campeão europeu enfrenta o Arsenal, no dia 19, no Emirates Stadium, em Londres.


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário