sexta-feira, 30 de maio de 2014

Como liderar a sua equipe baseando-se nos ensinamentos de Pep Guardiola

 

A revista HSM Management de março/abril trouxe uma matéria sobre Pep Guardiola, ex-jogador e ex-treinador do Barcelona, intitulada: “O Líder que você queria ser”. Sim, caro leitor, pode não parecer, mas existe relação entre futebol, a paixão nacional, e a liderança. Esses dois aspectos podem nos mostrar, em termos práticos, como chegar a um objetivo.
O talento de Guardiola se consolidou graças ao fato de ele ter tido bons treinadores quando jogava, como Johan Cruyff e Louis Van Gaal. Entretanto, além de jogador, Pep descobriu seu talento para liderar, ou melhor, para desenvolver talentos. O segredo de Guardiola para o desenvolvimento de seus jogadores é sua filosofia, baseada no trabalho em equipe e generosidade, longe de fomentar o individualismo ou as super estrelas. Ele estimula um estilo de jogo que privilegia o toque de bola entre todos os jogadores. Além disso, transmite o seus valores ao grupo, mostrando que há algo mais do que apenas futebol.
Quando assumiu o Barcelona em 2008, deu o seguinte discurso: “Perdoo que joguem mal, mas não que não se esforcem”.  Ele soube transformar o talento individual em coletivo, colocar as estrelas a favor do grupo. Além disso, soube desfazer-se de personalidades egocêntricas, como o português Deco, o brasileiro Ronaldinho, e o camaronês Samuel Eto’o considerados “tóxicos”, geradores de ambiente negativos. Guardiola acreditava que esses jogadores tinham pouco compromisso com o clube, jogavam para si mesmo e, por esse motivo, foram despedidos.
A liderança vem acompanhada de uma série de habilidades que as pessoas precisam desenvolver para estarem à frente em suas organizações. Incentivar o trabalho em equipe, praticar a generosidade, ter serenidade na hora de punir, inteligência emocional para lidar com as situações do cotidiano e por fim humildade, - mãe de todas as virtudes - podem ser interpretadas como as principais características.
Para que possamos estabelecer uma relação de longo prazo, seja com um grupo de jogadores ou colaboradores de uma organização, é necessário respeito e firmeza com os próprios princípios e os da instituição.
Por fim, qual é a lição que fica de tudo isso? Seja no futebol ou dentro da sua empresa, as pessoas precisam ter atitude e compromisso, pois são essas as características mais valiosas. Muito mais do que habilidade. Lembrem-se, conhecimento e habilidade podem ser aprendidos, mas o compromisso e atitude fazem parte da essência de cada um.

Pep Guardiola

Nenhum comentário:

Postar um comentário