quinta-feira, 25 de setembro de 2014

10 benefícios da corrida para a sua saúde

iG

25-09-2014
     
por Universo Jatoba
 
Para ter uma vida mais saudável é necessário praticar alguma atividade física regularmente. O ideal é escolher o esporte que mais te agrada, assim fica mais fácil não inventar desculpa para faltar na aula. Entre as opções está a corrida que pode ser praticada ao ar livre. A prática da corrida pode te ajudar a perder peso, a diminuir a quantidade de gordura corporal e melhora a sua capacidade circulatória.
Mas é preciso ficar atento para não exagerar! A Dra Silvana Vertematti, cardiologista e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, dá a dica. “É preciso ficar alerta porque quem exagera na corrida, sem tomar os devidos cuidados, pode ter consequências desagradáveis”, ressalta.
O ideal é praticar corrida 5 vezes por semana, 40 minutos ao dia. Mas é necessário consultar um médico antes de começar qualquer atividade física para fazer uma avaliação da sua saúde, como afirma a Dra Silvana. “É importante iniciar a corrida após avaliação médica, além de procurar a orientação de um profissional de educação física para se orientar sobre a melhor forma de incrementar a intensidade do exercício”, diz.
Pessoas que estão acima do peso precisam emagrecer um pouco antes de começar a corrida para diminuir o risco de lesões. “Caso o paciente demonstre sobrepeso ou obesidade, é importante diminuir a massa corporal, antes de aumentar a intensidade do exercício, poupando as articulações como os joelhos e o quadril”, revela a médica.
Se você está sem dinheiro para pagar uma academia e prefere se exercitar ao ar livre, a corrida pode ser uma ótima opção.

1 - Diminui o nível de colesterol no sangue
Correr aumenta o nível do colesterol bom (HDL) e ainda diminui o colesterol ruim (LDL).

2 - Aumenta a capacidade física
Se você começar a correr nos primeiros meses vai sentir cansaço, mas com o tempo você melhora a sua capacidade física e a corrida vai ficar mais fácil.

3 - Melhora a qualidade do sono
Se você sofre com insônia, saiba que a corrida contribui na qualidade do sono. Correr ao menos 40 minutos ao dia vai te ajudar a dormir melhor.

4 - Ajuda a emagrecer
A corrida é um ótimo exercício para queimar calorias. “Quando corremos, o gasto calórico provocado pelo exercício promove uma cascata metabólica com a quebra das gorduras para manter energia no sangue, que nutre a musculatura para manter o seu trabalho. Por meio do aumento do metabolismo, temos os benefícios à saúde”, explica a médica.

5 - Melhora o humor
Correr aumenta os níveis de dopamina, um neurotransmissor que dá sensação de prazer. E também aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que está ligada à sensação de bem-estar.

6 - Deixa o coração mais forte
A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas artérias do coração e aumenta a capacidade de contração do músculo cardíaco.

7 - Combate a osteoporose
A prática da corrida com intensidade moderada aumenta a densidade óssea e ajuda na absorção de cálcio.


8 - Tonifica os músculos
Quem pratica corrida tem uma melhor tonificação muscular. Além disso, ajuda a reduzir a flacidez e diminui o percentual de gordura corporal.


9 - Combate doenças
A corrida fortalece o sistema imunológico e por isso previne algumas doenças, entre elas está a diabetes.


10 - Atua na consciência corporal
Para correr é necessário ter concentração e foco, por isso a prática da corrida te ajuda a melhorar a consciência do seu corpo.


iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário