quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A Bola Virou Poder

O futebol teve seu início em 1860, na Inglaterra, berço do capitalismo. Na época, os patrões perceberam que o proletariado se interessava por esse esporte, e investiram nele.

Para impedir a expansão dos organismos sindicais e políticos, investiram no futebol, como uma forma de substituir a ideologia.
No futebol as pessoas constroem suas identidades através das paixões.
Por isso ele se tornou tão importante em todo o mundo.
Alguns pesquisadores em seus objetos de estudos, chegaram a uma conclusão, que o futebol é instrumento de propaganda política muito forte.
Portanto, sendo uma boa forma para acalmar os ânimos da população, quando de uma crise.
Por essa razão, os partidos políticos, em vários países do mundo e sobretudo aqui no Brasil, cada vez mais recebem atletas como candidatos, e de uns tempos para cá até mesmo alguns dirigentes de clubes largaram o esporte e migraram para a política.
Muitos deles aproveitam a fama conquistada nos gramados para alavancar suas carreiras politicas.
Esse fenômeno não é recente e nem exclusividade do nosso país.
É em todos os cantos do mundo, temos relatos de atletas que migraram dos gramados para a vida politica.
A maioria desempenha muito bem suas novas funções.
Uma das lendas do nosso futebol, que quando jogava tinha o apelido de 'gênio da grande área", hoje, Senador da República, pelo Rio de Janeiro, desempenha com brilhantismo sua função política.
Na lista há prefeitos, deputados, senadores e governadores.
A maioria dos atletas e dirigentes esportivos que migra para a política usa, na carreira política, a influência do esporte. Aproveitam a popularidade obtida com o futebol para se eleger, usando a simpatia que adquiriram, junto à opinião pública, com o esporte, e apresentando plataformas políticas ligadas ao esporte.
Há de convir que na vida, ciclos se fecham e se abrem.
A busca por uma vaga na carreira política não raramente é vista por alguns ex-esportistas como uma espécie de "aposentadoria".
No país do futebol, a bola virou poder!

'P.S':Um dos assuntos no momento do futebol, é quando volta as torcidas aos estádios e arquibancadas e como será essa volta.
No passado em 1918, a pandemia da gripe espanhola, também, parou partidas amistosas, alguns torneios e campeonatos, por um período no país.
Depois, a volta foi gradativa, sem maiores projetos.

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário