A inteligência DWRI é bastante rara, mas pode ser encontrada tanto na vida real, quanto na ficção, como no personagem de Peaky Blinders, Thomas Shelby
Apesar de normalmente ser associada a cálculos matemáticos rápidos ou facilidade para raciocínio lógico e tendo como principal “medidor” os famosos testes de QI, no entanto, o conceito de inteligência pode ser bem mais abrangente.
É o que reforça a nova versão do estudo “Inteligência DWRI”, publicado pela “Recisatec - Revista Científica Saúde e Tecnologia”, produzido pelo Pós PhD em neurociências luso-brasileiro, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, e trata sobre um novo tipo de inteligência, muito além do conceito tradicional e do que pode ser medido pelos testes de QI.
O que é inteligência DWRI?
Ela se refere ao alto desenvolvimento de todos os tipos de inteligência em apenas um indivíduo, é bem mais rara que as demais, de acordo com pesquisas, menos de 1% da população mundial poderia ter a inteligência DWRI, mas além de possuir diversos fatores hereditários pode ser desenvolvida com o acompanhamento correto.
Apesar de ser uma de suas principais características, a inteligência DWRI não significa apenas um alto desenvolvimento em diversas áreas, a DWRI não é apenas o resultado da união das demais inteligências ela é, principalmente, uma inteligência precursora, responsável por gerenciar assertivamente as demais.
Ela gera um alto desenvolvimento de todos os tipos de inteligência: a espacial, linguística, musical, interpessoal, lógica-matemática, corporal, intrapessoal, naturalista, existencial e possui raízes hereditárias.
Thomas Shelby: Um exemplo claro de DWRI
Um bom exemplo de inteligência DWRI é o personagem Thomas Shelby da série “Peaky Blinders”, a habilidade do personagem Thomas Shelby de se desenvolver brilhantemente em todas as áreas de sua vida são indícios de que o personagem possui a DWRI.
De acordo com Dr. Fabiano de Abreu, a aparente frieza de Shelby é, na verdade, um reflexo de seu alto poder racional e analítico que advém da sua capacidade de modular a influência do seu sistema límbico – região cerebral responsável pela emoção – na sua tomada de decisões.
“Repare que mesmo que a situação seja caótica, ele sempre busca na calma a melhor reflexão, isso é um ato extremamente inteligente e difícil, mas pessoas DWRI não encontram dificuldade nisso, soa natural mesmo que pese mentalmente.” Afirma.
Segunda versão do estudo
Nessa nova versão do estudo, Dr. Fabiano de Abreu reforça o conceito de inteligência DWRI com novos dados e explica que ele se distingue do conceito de múltiplas inteligências (MI), sendo bem mais avançado.
“A DWRI é o resultado de uma cognição altamente desenvolvida onde a inteligência escapa dos deslizes pela interferência emocional e do resultado de experiências traumáticas, [ela] não é um caso de Múltiplas Inteligências (MI), mas o fator precursor que alimenta e desenvolve determinadas inteligências”. Explica Dr. Fabiano de Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário