quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Semântica comportamental: Como a forma que vemos o mundo interfere na nossa vida?

Nossa saúde mental está relacionada à forma como interpretamos os eventos das nossas vidas



Nossa vida é feita de acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, que causam impactos em diversos aspectos da nossa vida, mas além dos acontecimentos em si, a forma como nós os interpretamos afeta nossa saúde mental.


A semântica comportamental descreve como identificamos e interpretamos os eventos do nosso dia a dia e como isso impacta nossas ações, comportamentos e habilidades, como explica o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.


Quando você pensa negativo, mais coisas negativas acontecem. Não tem algo de místico e sim uma alteração e direcionamento do seu foco atencional de forma semântica para acontecimentos mais negativos, por exemplo, dizer que acordou com o pé esquerdo já confere um estímulo ao cérebro para dar mais atenção às coisas com uma ótica mais pessimista”.


Depressão e semântica comportamental

Nem sempre enxergar o mundo sob lentes mais negativas é exclusivamente uma escolha, em casos de patologias, como a depressão, há alterações anatômicas no cérebro em que o paciente fica imerso em uma aura pessimista que não permite que ele consiga enxergar situações positivas.


Quando você mergulha em uma atmosfera negativa devido a alterações anatômicas no cérebro que causam uma má produção dos neurotransmissores você acaba de forma semântica tendo comportamentos negativos, pensando de forma negativa e analisando as coisas de forma negativa” Explica Dr. Fabiano de Abreu.


A distimia é uma condição psiquiátrica também conhecida como depressão de longa duração, que é marcada pelo mau humor persistente, irritabilidade, desatenção e pensamentos negativos sobre a vida e é um ótimo exemplo de como algumas patologias podem influenciar negativamente a semântica comportamental” Completa.


Como controlar seus pensamentos?


Exercitar seu cérebro com paciência e dedicação para ver o mundo mais positivamente, parar, respirar e contar até dez ajuda a dar mais clareza. Focar em aspectos positivos da vida também é fundamental para passar por momentos difíceis, por exemplo, durante uma prova em que você está nervoso, pensar que depois de terminar você poderá fazer uma atividade que lhe dá prazer auxilia no foco e no pensamento positivo.” Explica Dr. Fabiano de Abreu.


Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS. Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558 Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664 Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global 



Nenhum comentário:

Postar um comentário