A pesquisa mostra que as famílias gastam 14,6% de seus orçamentos com transporte coletivo, compra de combustíveis ou de veículo, e 14,2% com alimentação.
Na época da divulgação, analistas ressaltaram que essa tinha sido a primeira vez, na série histórica da pesquisa, iniciada na década de 1970, que essa fenômeno tinha ocorrido, pois, até então, o gasto com alimentação era maior que o gasto com transporte.
É bastante conhecida aquela máxima: "país desenvolvido não é aquele em que o pobre anda de carro, mas aquele em que o rico anda de transporte público".
No Brasil, a péssima qualidade do transporte público é a principal causa do gasto elevado com transporte, ao lado, é claro, da paixão pelo automóvel e do crédito fácil. Em outros termos: não se utiliza o transporte público porque ele é ruim ou porque, nos raros casos em que ele é bom, ter um automóvel e circular com um automóvel ainda é sinal de status.
Mas a conta é alta: pesam no bolso daqueles que utilizam o automóvel o preço do combustível, o custo de manutenção do veículo e as despesas com impostos, seguro etc.
Os especialistas em transporte público ressaltam que a tendência é que o uso do automóvel diminua na medida em que a qualidade do transporte público melhore.
Sabemos disso há muito tempo; mas passam os anos e a qualidade de nosso transporte público continua muito baixa. Nas grandes cidades, sobretudo nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, as pessoas que usam o transporte público pagam caro para ficar longos períodos dentro de ônibus lotados, que enfrentam um trânsito congestionado.
A expansão do metrô é uma das soluções vislumbradas. Em algumas cidades ela tem caminhado, em outras, infelizmente, ela ainda permanece uma promessa, que parece estar muito longe de ser concretizada.
Soluções como BRTs (ou MOVEs) minimizam o problema, mas não o solucionam, pois mesmo possuindo, em alguns locais, pista exclusiva, eles precisam também usar vias utilizadas por outros veículos.
Isso faz que aqueles que possuem recursos utilizem veículo próprio, aumentando o número de veículos nas vias públicas e, consequentemente, aumentando também o tempo que eles próprios e os usuários do transporte público permanecem em trânsito.
Os congestionamentos são, às vezes, gigantescos.
A repercussão de um sistema de transporte ineficiente é não só econômica: estudos mostram que nossas grandes cidades têm gerado cada vez mais doenças.
Cristóvão Martins Torres
Cristóvão Martins Torres
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