segunda-feira, 10 de julho de 2023

“FESTIVAL DE PAGODE” MARCA ANIVERSÁRIO DE OURO PRETO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

10 de julho de 2023
Imagem - Ane Souz

Durante todo o mês, Festival de Inverno promovido pela Prefeitura de Ouro Preto celebra os 312 anos da cidade histórica

Por Lucas Porfírio e Karina Peres

Um verdadeiro festival de Pagode aqueceu a noite fria, no aniversário de 312 anos da histórica Ouro Preto, neste sábado, 08 de julho. Milhares de moradores e turistas compareceram a Praça Tiradentes, que foi palco para diversos artistas locais, que abriram o show de um dos grandes nomes do pagode da nova geração, o cantor Dilsinho. 

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou que a cidade é querida por todos os brasileiros e famosa no mundo inteiro. “É o aniversário da nossa cidadania ouro-pretana. Nós nos tornamos cidadãos e cidadãs partícipes de uma comunidade organizada, que teve a sua Câmara Municipal instalada, em 08 de julho de 1711. Assim, é um momento em que nós renovamos o nosso compromisso com Ouro Preto, com a valorização do nosso município, com o desenvolvimento econômico e sociocultural da nossa comunidade, com a busca por melhores condições de vida para todos e todas”, afirmou o chefe do executivo.   

Cantor ouro-pretano se apresentou pela primeira vez no aniversário da cidade

Dentre as atrações, o cantor Biel, que é nascido e criado na antiga Vila Rica, falou sobre a emoção de se apresentar pela primeira vez no aniversário do município. “É muito bom a gente participar do aniversário da cidade. Ainda mais se tratando de Ouro Preto, cidade patrimônio mundial. Eu falo que é a metrópole do século XVIII. É um museu a céu aberto. É um sonho fazer a abertura de um artista renomado. O Dilsinho vem com uma pegada jovial, então é um sonho que a gente está realizando e é muito bom”, contou o cantor que agitou a praça com o Pagode do Biel. 

As comemorações do aniversário de Ouro Preto fazem parte do Festival de Inverno promovido pela prefeitura da cidade, que com o tema “Minha Cidade é Criativa”, busca valorizar e trazer visibilidade, também, para os artistas que contribuem para o desenvolvimento da cultura local. “A cena do samba e do pagode em Ouro Preto é fortíssima. Ouro Preto é referência de Samba e Pagode. Eu nasci aqui e tenho muito orgulho de fazer parte da história da cidade”, disse Wandrey Pablo dos Santos, da Banda Doce Trapaça, que também se apresentou na Praça Tiradentes. 

E a programação foi bem recebida pelo público. A historiadora Leliane Amorim ressalta que é importante enaltecer artistas locais aliados à escolha de atrações que sejam desejadas pela população ouro-pretana. Para ela, com o show do Dilsinho, é possível comprovar que Ouro Preto é uma cidade pagodeira, que possui bons músicos do segmento.

“Foi bonito acompanhar e havia uma sintonia muito grande entre os artistas e o público. Minha relação com a cidade se dá há dez anos atrás, quando vim fazer o curso de História, e permaneci aqui dando continuidade a minha carreira. A cidade é linda e boa de se morar.  Celebrar Ouro Preto é valorizar a população como um todo, bairros e distritos. Ao pensar nos 312 anos de Ouro Preto, é preciso rememorar as pessoas que vieram para cá na condição de escravizadas e que só através de seus conhecimentos, ciência e tecnologia foi possível a existência da cidade”, completou Leliane. 

Dilsinho emociona fãs e promete realizar projeto em Ouro Preto

Com promessa de gravação de DVD ao vivo, em Ouro Preto, pagodeiro emociona fãs

O público aguardava ansiosamente a grande atração da noite, o cantor e compositor carioca, Dilsinho. “Eu tô muito animada para o show do Dilsinho, sou muito fã dele e estou esperando muito ansiosa ele se apresentar no aniversário de Ouro Preto”, falou a ouro-pretana e estudante de engenharia mecânica, Manoela Pires. 

E a noite foi histórica. Os presentes estavam com as músicas do “Diferentão”, novo projeto musical de Dilsinho, na ponta da língua. O cantor surpreendeu os ouro-pretanos e garantiu que deseja voltar à cidade para gravar um DVD ao vivo. 

Dilsinho, que visitou Ouro Preto na época da escola, nunca havia cantado na cidade. “Tô muito feliz de poder estar em um dia especial para todo mundo aqui da cidade, todo mundo de Minas Gerais que tem um carinho tão grande por Ouro Preto. É bom voltar e ver que a galera veio comemorar com a gente em um dia tão importante”, disse o artista em entrevista para o Jornal O Liberal. 

Ainda, Dilsinho deu detalhes da sua nova turnê: “A gente vai lançar a nova turnê. O primeiro show será em agosto, que já está logo ali. Nós vamos rodar o Brasil com o projeto ‘Diferentão’, que é um reflexo da minha personalidade, das coisas que eu já gravei, que eu já fiz. Já fiz música romântica, música para o pessoal tacar o celular na parede, já fiz um pouco de tudo. Esse projeto tem um pouco disso. Serão dois palcos, um momento que terá uma roda de pagode. Então, é um projeto que eu tô com um friozinho na barriga de poder rodar várias cidades do Brasil e graças a Deus as pessoas estão abraçando o meu trabalho e esse momento tão especial que tenho vivido na minha carreira”. 

Comemorações em todo o município

Durante o final de semana, todo o município, incluindo a sede e os distritos, estava em festa pelos 312 anos de Ouro Preto. No domingo (09/07), a Praça Tiradentes teve como atração principal o show da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, além de diversos shows com bandas e artistas da região. Santa Rita de Ouro Preto, recebeu um festival medieval; Glaura, conhecida também como Casa Branca, foi tomada por um festival de gastronomia; Amarantina, foi cenário da primeira cavalgada feminina do distrito; e Lavras Novas, recebeu o show de Zé Ramalho. Como finalizou o prefeito Angelo Oswaldo, “Ouro Preto é festa para todo o lado”. 

Jornal O liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário