http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
19 de outubro de 2023Inovação garantiu o primeiro lugar no programa Power4Girls
Por Karina Peres
A equipe MIRA, formada por alunas do IFMG - Campus Ouro Preto, venceu o programa Power4Girls 2023. Elas criaram uma pulseira para mães surdas que vibra quando o bebê chora, facilitando a comunicação entre mãe e filho. A final da competição, que é promovida pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, aconteceu em Brasília, nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
A pulseira foi idealizada por Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento, Maria Eduarda Neves de Almeida e Rayssa de Oliveira Mendes, alunas do curso técnico em Automação Industrial, sob orientação da professora Cristina Maertens.
De acordo com o site do IFMG, a pulseira fica conectada a uma babá eletrônica e é acionada ao detectar o choro do bebê, alertando a mãe surda. “Ao emitir vibrações distintas, esta pulseira proporciona uma forma eficiente de comunicação entre mãe e bebê, além de auxiliar em outras necessidades, como alertas de campainha. Utilizando materiais de baixo custo, o produto ainda contribui para os casos de deficiência auditiva que não podem ser contemplados por aparelhos auditivos”, destacou o instituto.
A estudante Ana, que participou da elaboração da pulseira, falou sobre a importância da ação na sua formação. “Aprendi muito durante o projeto, coisas que eu não sabia antes. Estive presente em todas as fases de desenvolvimento do nosso protótipo, das modelagens... Fui aprendendo aos poucos junto com a galera do Ambiente de Inovação do campus e com a professora Cristina", afirmou a aluna ao site do IFMG.
Já a professora Cristina Maertens, destacou ao mesmo site o empenho das estudantes com o projeto. “Participar do programa foi uma experiência muito enriquecedora, e ver o excelente trabalho que as alunas desenvolveram me orgulha muito. Gostaria de agradecer a todos do IFMG que contribuíram para o desenvolvimento do projeto”.
Agora, a equipe MIRA está trabalhando para patentear a ideia com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG e na melhoria do protótipo inicial da pulseira, para que ele possa ser comercializado em larga escala futuramente.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário