quinta-feira, 26 de outubro de 2023

PREFEITURA DE OURO PRETO COMEMORA O BICENTENÁRIO DA IMPRENSA MINEIRA

   http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

26 de outubro de 2023

Município também prestou uma homenagem ao centenário de Itabirito

Por Karina Peres

Na manhã desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Ouro Preto realizou uma cerimônia em comemoração ao bicentenário da criação da imprensa mineira, que nasceu no município com o jornal “O Compilador Mineiro”, em 13 de outubro de 1823. A ocasião também foi marcada por uma homenagem ao centenário de Itabirito, entregue ao prefeito Orlando Caldeira. A cerimônia ainda teve a participação de Cristiano Vilas Boas, vice-prefeito de Mariana.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, destacou que o surgimento da imprensa concretizou a autonomia do município, e que celebrar a data significa honrar a liberdade de expressão, uma característica vital da imprensa e da democracia no país. “Receber as nossas irmãs Itabirito e Mariana para essa celebração marca a parceria e a integração da Região dos Inconfidentes. Vale lembrar do pioneirismo de Padre Viegas, que também fez um trabalho importante com o primeiro impresso. Então hoje, com a presença dos dois prefeitos, nós comemoramos, em nome de Minas Gerais, o surgimento da imprensa mineira”, afirmou.

Como uma homenagem ao centenário de Itabirito, Angelo presenteou Orlando Caldeira com uma edição do livro “Revista da Academia Mineira de Letras”, que ficará disponível na Biblioteca Pública de Itabirito. O prefeito agradeceu a lembrança e destacou a importância da união das cidades que compõem a Região dos Inconfidentes. “Nós temos muito orgulho de estarmos participando desse evento, nós éramos um distrito de Ouro Preto, e nós, itabiritenses, nos sentimos também ouro-pretanos. E isso é muito importante na união da nossa região, para que assim, possamos crescer juntos. Muito obrigado por essa homenagem”, disse Orlando.

Cristiano Vilas Boas também destacou a importância da união das três cidades. “Minas nasceu aqui, é importante que a gente faça eventos como esse para preservar nossa cultura, patrimônio e história”, disse o vice-prefeito.

O evento foi também palco do lançamento do livro “Imprensa de Ouro Preto no século XIX”, da autora Franceline Drummond, que participou de uma mesa de debate sobre a obra. 

Preservação da Memória de Ouro Preto

Durante o evento, Angelo Oswaldo anunciou mais um projeto que pretende preservar a memória do município: a “Casa João Veloso”. O imóvel fica no bairro Antônio Dias, e já foi um museu em gestões passadas, entretanto, estava fechado e sem uso. Agora, o local está passando por uma restauração e futuramente irá abrigar o Arquivo Público Municipal. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário