segunda-feira, 27 de novembro de 2023

AI diz: “Sorria, você está sendo avaliado”

TECNOLOGIA

(Insider: Business Insider | Reprodução)

Weird. Pense em uma máquina avaliando o humor de um funcionário pelas suas expressões faciais captadas na webcam do computador corporativo.

  • Ou imagine uma avaliação do seu nível de stress pela leitura daquele e-mail mais direto que você envia para um colega.

Se muitas coisas do mundo moderno te fazem sentir no livro 1984, do George Orwell, a inteligência artificial acaba de se “infiltrar” em um assunto bem delicado: avaliação comportamental.

O que está acontecendo? Há uma onda de novas startups vendendo a ideia de que a inteligência artificial emocional pode ser útil no mundo corporativo — do RH ao time de marketing e produto.

A chamada EAI avalia expressões faciais, contrações musculares e dilatação da pupila para determinar as variações de sentimentos das pessoas.

Geralmente, o processo é feito por meio de câmeras, mas agora algumas empresas também equiparam cadeiras de escritório para registrar esses dados.

Na prática, a aposta é que este tipo tecnologia permita que um computador conheça as nossas emoções — mesmo que nós próprios não as conheçamos.

A controvérsia: Embora o uso da AI possa ter uma justificativa em termos de produtividade e saúde mental, seu uso no local de trabalho entra em uma zona cinzenta da privacidade.

🤖 Você pode aprofundar na discussão e conhecer mais as empresas do ramo neste artigo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário