domingo, 6 de outubro de 2024

Trem Eurostar liga Londres a Paris em pouco mais de 2 horas


Travessia do Canal da Mancha.

O Eurostar - Trem que cruza o Canal da Mancha, unindo à Grã-Bretanha, França.
O governo britânico investiu mais de 11 bilhões no trecho de quase 110 quilômetros.
Por causa dos novos trilhos, o Eurostar não vai mais precisar andar na mesma baixa velocidade dos trens domésticos britânicos e vai viajar a velocidades de cerca de 300 km/hora.
O Eurostar sai da estação de Ebbsfleet perto de Dartford, no condado de Kent na Inglaterra vai a Paris e a Bruxelas na Bélgica, também.
Com isso a viagem entre Londres a Paris, será apenas de 2 horas e15 minutos.
O custo da obra foi atribuido em parte, a grande desafios da engenharia.
Viajar no Eurostar de Londres a Paris é uma viagem mais conveniente e muito mais ecológica do que o uso de aviões.
É mais rápido e a preços competitivos em relação aos das companhias aéreas.
Quando de minha estadia na Europa, visitei os dois países; Inglaterra e França,  fiz essa travessia do Canal da Mancha e pude viver essa sensação indescritível, única.
Viajar em um trem a 300 km/hora, é muita emoção. 

Abertura do Miss Universo 2003





Enxaqueca gera prejuízos bilionários ao Brasil todos os anos

 

SAÚDE E TRABALHO


(Imagem: Axios)

Literalmente uma dor de cabeça. Um estudo recente revelou que episódios de enxaqueca já geraram impactos socioeconômicos de mais de R$ 800 bilhões no Brasil.

  • 🩺 Momento Health Times 🩺 Enxaqueca são fortes dores de cabeça, geralmente em um dos lados da cabeça, que pode ser causada por estresse, hormônios e certos alimentos podem desencadear episódios.

“Ok… Mas como uma simples doença causa tanto prejuízo?” A sua impressão pode ser que isso é uma história mal contada. Mas não é nada disso. A relação das dores com todo esse dinheiro está na perda de produtividade de quem sofre desse mal.

Pense que, segundo dados da OMS, a doença afeta mais de um bilhão de pessoas. É a segunda maior causa de incapacidade entre pessoas de 15 a 49 anos.

🇧🇷 Por aqui, a condição atinge cerca de 30 milhões de pessoas, e a prevalência é significativamente maior entre o público feminino — dessas 30 milhões de pessoas, aproximadamente 20 milhões são mulheres.

As estimativas são de que, de hora e hora perdida, uma pessoa que sofre enxaqueca perca, em média, 20 dias de trabalho por ano, chegando ao impacto de R$ 800M no país.


sábado, 5 de outubro de 2024

Je suis mon soleil - Rejeição no trabalho




 

Anne Frank




 

Auschwitz hoje




 

O que os alemães acham do nazismo?




 

10 principais erros de Língua Portuguesa em e-mails




 

Mulher morre após realizar 6 cirurgias plásticas ao mesmo tempo. Entenda

Viviane Lira, de 24 anos, faleceu na quinta-feira, 26 de setembro, em Sobral (CE), após passar mais de 20 dias na UTI



A empresária Viviane Lira Monte, de 24 anos, faleceu após passar por seis cirurgias plásticas simultâneas em Sobral (CE), a 243 km de Fortaleza. Segundo a família, as complicações começaram logo após os procedimentos.


Viviane foi internada e passou mais de 20 dias na UTI, mas não resistiu, falecendo um dia antes de seu aniversário. A família acusa negligência médica, já que outros profissionais haviam recusado realizar tantas cirurgias de uma só vez. 


O caso está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará.



Quais cirurgias foram feitas?

- Lipoaspiração no abdômen;

- Lipoaspiração nos braços;

- Mamoplastia redutora;

- Lipoaspiração nas costas;

- Lipoaspiração no pescoço;

- Lipoenxertia glútea.



Cirurgias plásticas podem ser feitas ao mesmo tempo?

De acordo com a cirurgiã plástica, Dra. Elodia Ávila, é possível realizar mais de um procedimento ao mesmo tempo, o que pode ajudar tanto na recuperação, quanto reduzir os custos do procedimento.


“É possível fazer mais de uma cirurgia plástica ao mesmo tempo, desde que o médico avalie o estado de saúde do paciente e considere seguro, essa combinação pode ser vantajosa, pois diminui o tempo de recuperação, já que o paciente passa por um único pós-operatório e também ajuda a economizar com anestesia, internação e outros custos hospitalares”.


Quais os riscos?

Segundo a Dra. Elodia Ávila, é comum realizar mais de uma cirurgia ao mesmo tempo, como no caso, mas é preciso ter alguns cuidados para o procedimento.


“Nesse caso, os riscos e cuidados são muito parecidos com o de uma única cirurgia, precisando sempre realizar os exames anteriores para garantir que o paciente tenha condição de realizar os procedimentos e ter um profissional qualificado”.


“É preciso que o profissional respeite o tempo total de duração de cada cirurgia, em geral evita-se ultrapassar 5 horas, o que limita principalmente é o tempo de cirurgia que é decorrente da experiência do cirurgião, considerar também o tipo de procedimento, etc., para minimizar riscos”, explica.



Sobre a Dra. Elodia Avila
Dra. Elodia Avila é uma cirurgiã plástica, formada em medicina pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Desenvolveu o conceito estético de Estrutura Facial baseado na Análise-Facial Tridimensional - cálculos matemáticos individuais que ajudam a direcionar melhor os tratamentos estéticos e obter melhores resultados. Escritora, entrevistadora e Artista Plástica. Tem o QI de 141 pontos comprovados e faz parte de grupo de adultos com alto QI GAIA/QI.


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 




Horário de verão: Entenda os impactos da medida, estudada pelo governo Lula, na sua saúde

Existem algumas evidências de que a mudança brusca de horários causada pela medida pode ter impactos na saúde, afirma o médico Dr. Vital



O governo Lula (PT) deve decidir na próxima semana se retoma o horário de verão, visando reduzir a demanda energética devido à seca nos reservatórios. 


O Ministério de Minas e Energia (MME) defende a medida para evitar maior uso de usinas térmicas, que encarecem as tarifas. Contudo, o setor aéreo critica a decisão, pedindo 180 dias para adaptação dos voos. 


O retorno do horário, extinto em 2019 por Jair Bolsonaro, também foi discutido com o TSE para evitar impactos no segundo turno das eleições municipais.


Possíveis impactos da medida na saúde

Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2017 revelou que 45% dos 12.467 participantes relataram desconforto após a mudança de horário, conhecida como "jet lag". 


Esse fenômeno pode causar fadiga, distúrbios do sono e alterações metabólicas, aumentando o risco de ganho de peso, diabetes e depressão. 


Outro estudo, realizado na Universidade Colorado Boulder, nos Estados Unidos em 2020, também indicou um aumento de 6% em acidentes fatais e hospitalizações por AVC nos dias após a troca de horário, além de um risco elevado de ataques cardíacos nas semanas seguintes  .


Os ritmos biológicos

De acordo com o médico Dr. Vital, nosso corpo tem ciclos que se moldam ao nosso estilo de vida e podem sofrer com alterações bruscas de rotinas.


“O nosso corpo segue ciclos naturais, e o sono-vigília é um dos mais importantes. O ciclo circadiano regula quando dormimos e acordamos, de acordo com nossa rotina e quando fazemos mudanças bruscas, como alterar horários, isso pode bagunçar esse ciclo”. 


“Essa desregulação pode causar problemas como insônia, cansaço excessivo, dificuldade de concentração e até mudanças de humor”, alerta Dr. Vital.


Sobre Dr. Vital Fernandes Araújo

Dr. Vital Fernandes Araújo é Médico e se formou pela Universidade Federal da Bahia. Ele é pós-Graduado em Medicina Ortomolecular e pós-Graduado em Psiquiatria. O médico hoje atua como mentor de médicos e grandes empresários através da sua metodologia que denominou de Integração Neuro Emocional.


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 





Seleções que estão disputando o Campeonato Sul Americano de Polo Aquático : Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Argentina...Estreia da Seleção Brasileira...Brasil 27 x 1 Peru...Brasil 13 x 10 Colômbia...Brasil 25 x 5 Chile...Brasil 13 x 3 Uruguai...

 "Seleção Brasileira de Polo Aquático" faz o primeiro treino em Cáli na Colômbia, para estreia do primeiro jogo do Campeonato Sul - Americano...

 




Cid Moreira - Especialista faz revelação : Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD...

Análise Neurolinguística Revela o Legado Cognitivo e de Personalidade de Cid Moreira, que Morre aos 97 Anos

Nesta terça-feira, 3 de outubro, o Brasil perdeu um de seus maiores ícones da comunicação: Cid Moreira, que faleceu aos 97 anos. Conhecido por sua inconfundível voz e presença marcante, ele deixa um legado que vai além de sua carreira de décadas no jornalismo. Cid Moreira também será lembrado pela clareza mental e características de personalidade que se mantiveram presentes até o fim de sua vida.

Em uma análise neurolinguística de sua última postagem nas redes sociais, realizada no dia 14 de setembro, foi possível identificar aspectos significativos de seu estado mental e personalidade nos momentos finais de sua vida. A análise, conduzida pelo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD em Neurociências membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, revelou traços impressionantes para alguém de sua idade. "O envelhecimento cognitivo normal está associado a um declínio em funções executivas, como memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, áreas ligadas ao córtex pré-frontal dorsolateral", explica o especialista. No entanto, Cid Moreira, em sua mensagem de agradecimento e reflexão sobre a vida, demonstrou uma lucidez rara em pessoas de sua idade.

Dr. Fabiano de Abreu analisou essa última manifestação pública de Cid e identificou elementos de alta conscienciosidade. "A forma como ele se expressou revela uma personalidade extremamente dedicada e perfeccionista, que o marcou ao longo de sua trajetória. A lentidão em suas respostas é natural para a idade avançada, mas a clareza de pensamento e a profundidade emocional permaneciam intactas", destacou o neurocientista.

A análise também revelou traços de Abertura à Experiência, outro aspecto que se reflete na maneira como Cid Moreira lidava com desafios e complexidades, além de sua empatia ao falar sobre outras pessoas, um indício de sua alta amabilidade. "Essas características são frequentemente associadas a indivíduos muito inteligentes, que tendem a apresentar alta conscienciosidade e abertura à experiência, fatores que, segundo pesquisas, contribuem para a longevidade", completou o Dr. Fabiano.

A última postagem de Cid Moreira, analisada pela neurolinguística, mostra não apenas sua capacidade de comunicação, mas também a preservação de aspectos fundamentais de sua personalidade, que fizeram dele um ícone por décadas. Seu legado vai além da carreira jornalística, refletindo um exemplo de resiliência cognitiva e emocional até o fim de sua vida.




Dois Grandes Brasileiros...

 

Imagem / Globo


Morte de Cid Moreira: Jornalista estava internado em segredo

Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional, morreu aos 97 anos na manhã desta quinta-feira (3)



Faleceu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira, aos 97 anos.


Cid estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, após ser diagnosticado com insuficiência renal crônica. Antes, ele vinha se tratando de uma pneumonia em casa, mas o seu estado de saúde se agravou e, às 8h desta quinta, ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.


A viúva do jornalista, Fátima Sampaio, contou ao programa “Encontro”, porque manteve a internação do apresentador em segredo.


“Não contei para ninguém para manter a privacidade dele, esperando que ele fosse voltar para casa. Fiz meu melhor como ser humano. Temos quase 25 anos juntos, não é brincadeira, é uma história e tanto. Sei da idade dele, mas sempre falava que queria mais um pouquinho”.


“Ele sempre falava que estava cansado, que os últimos anos tinham sido difíceis. O rim, o problema crônico, que cansa a pessoa, a máquina faz um trabalho maravilhoso, mas não é o seu órgão. Ele estava lúcido até o fim”, contou ao programa.



(Foto: Reprodução/Instagram)

A história de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté em 1927 e iniciou sua carreira no rádio em 1944. Ao lado de Sérgio Chapelin, foi o principal apresentador do JN por 26 anos, com sua voz sinônimo de credibilidade. 


Além do JN, participou do "Fantástico" e ganhou destaque ao narrar o quadro de Mr. M. Nos anos 1990, começou a gravar salmos bíblicos e completou a gravação da Bíblia inteira em 2011.


Como a pneumonia pode afetar os rins?

De acordo com o médico Dr. Vital, quando a pneumonia avança o paciente pode desenvolver também problemas renais, o que agrava a situação e pode levar à morte, como no caso do apresentador.


“Quando a pneumonia é grave, ela pode acabar afetando os rins, e isso acontece porque o corpo fica muito sobrecarregado lutando contra a infecção, e essa pressão pode causar problemas nos rins, como a insuficiência renal, mas o uso prolongado de antibióticos e a falta de hidratação também podem piorar a situação”.


“Quando os rins não funcionam bem, o corpo não consegue eliminar toxinas e controlar os líquidos, o que pode trazer sérias complicações, afetando a saúde como um todo e até levando à falência de outros órgãos”, explica Dr. Vital.



Sobre Dr. Vital Fernandes Araújo

Dr. Vital Fernandes Araújo é Médico e se formou pela Universidade Federal da Bahia. Ele é pós-Graduado em Medicina Ortomolecular e pós-Graduado em Psiquiatria. O médico hoje atua como mentor de médicos e grandes empresários através da sua metodologia que denominou de Integração Neuro Emocional


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 






Justiça condena empresa em Juiz de Fora após chefe fazer piadas racistas sobre filhos de trabalhador negro

A Justiça do Trabalho determinou o pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, ao ex-empregado de uma empresa de produtos agropecuários em Juiz de Fora que foi vítima de injúria racial no ambiente de trabalho. O ex-empregado obteve ainda judicialmente a rescisão indireta do contrato de trabalho, com o pagamento das parcelas devidas, conforme artigo 483 da CLT.

Segundo testemunhas, o gestor falava publicamente que os filhos do trabalhador não seriam dele, porque tinham o tom de pele mais claro do que o do pai. Em depoimento, uma das testemunhas contou que o autor não gostava da situação. “Um agressor era filho de um dos donos da empresa, o outro era um dos proprietários; (...) tal ‘brincadeira’ era recorrente e era feita na frente de todos; que o trabalhador ficava visivelmente constrangido; que não era comum os empregados fazerem esse tipo de ‘brincadeira’”.

Ao decidir o caso, o juízo da 4ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora julgou procedente o pedido do trabalhador. Segundo o julgador: “em síntese, descortinados os fatos, o cenário revelado é este: um trabalhador negro era vítima de piada racista no ambiente de trabalho, onde o gestor afirmava publicamente que os filhos deste trabalhador não seriam dele porque tinham o tom de pele mais claro do que o pai”.

Na decisão, o julgador reforçou que o comentário realizado pelo gestor em relação à prole do reclamante caracteriza o que se denomina racismo recreativo. “É uma das vertentes do racismo estrutural, em que insinuações maliciosas, lançadas sob a égide do animus jocandi, escondem a manifestação do poder para perpetuação da assimetria social. O gestor que assim se comporta busca reafirmar sua superioridade em relação àqueles que são alvo da zombaria”, concluiu.

Mas a empresa recorreu negando os fatos. Alegou que os depoimentos das testemunhas provaram que não havia brincadeiras ou “zoações” entre os empregados da produção e os sócios, não tendo ocorrido qualquer ato de ofensa em relação ao reclamante. “Ele jamais foi vítima de piadas dos superiores, mas, sim, de brincadeiras entre empregados, sem qualquer participação dos sócios, conforme restou provado, através dos depoimentos verdadeiros de duas testemunhas”.

Decisão 

O recurso foi julgado pela Terceira Turma do TRT-MG, em sessão ordinária realizada em 19 de junho de 2024. Para o desembargador relator, César Machado, o juízo de origem agiu com acerto na medida em que os depoimentos das testemunhas provaram que o autor era vítima de piadas de cunho racista no ambiente de trabalho. “A situação se enquadra no artigo 483 da CLT e enseja a rescisão indireta do contrato de trabalho, além de servir como fundamento para a fixação de indenização por danos morais”.

Segundo o julgador, os depoimentos de duas testemunhas provam que os chefes do autor faziam piadas pejorativas. “Embora outras duas testemunhas, ouvidas a rogo da empregadora, tenham inocentado os sócios, elas admitiram que tais ‘brincadeiras’ eram comuns entre os empregados, o que demonstra que, ao tolerar tal prática, a ré no processo não cumpriu o dever de proporcionar ao autor um ambiente de trabalho hígido”.

Quanto ao valor da indenização por danos morais, o relator considerou excessivo o valor de R$ 12 mil, fixado na sentença, razão pela qual reduziu para R$ 5 mil. Ele considerou na decisão a gravidade da conduta, a extensão do dano causado ao reclamante, o tempo do contrato de trabalho do autor de 20/2/2019 a 4/5/2023, bem como os demais critérios estabelecidos pelo artigo 223-G da CLT.



Secretaria de Comunicação Social

Secretaria de Comunicação Social
Notícias Jurídicas
Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região
Tel.: (31) 3228-7286



Disfunção mitocondrial e deficiência de piruvato desidrogenase: Um alerta para a saúde celular e energética

A produção de energia nas mitocôndrias é fundamental para o funcionamento de todos os sistemas do corpo humano. Qualquer disfunção nesse processo pode desencadear uma série de problemas de saúde, particularmente em condições relacionadas à fadiga crônica e a doenças metabólicas. A enzima piruvato desidrogenase é uma peça-chave nesse ciclo, sendo responsável por converter o piruvato em acetil-CoA, molécula indispensável para a geração de energia dentro das mitocôndrias.

Quando ocorrem mutações no gene PDHA1, que codifica a piruvato desidrogenase, surge uma deficiência dessa enzima, resultando em disfunção mitocondrial. Esse problema é de especial interesse para pacientes com condições como Covid longa ou síndrome da fadiga crônica (ME/CFS), onde o aumento dos níveis de lactato é frequentemente observado como um biomarcador. A falha na conversão eficiente de piruvato nas mitocôndrias leva à maior produção de lactato, agravando os sintomas de fadiga e prejudicando o funcionamento celular.

Embora a deficiência de piruvato desidrogenase seja considerada uma condição rara, os mecanismos de produção de energia mitocondrial afetam amplamente a saúde, especialmente em situações de fadiga persistente. Estudos recentes destacam que a disfunção mitocondrial e os níveis elevados de lactato estão fortemente correlacionados com esses quadros, reforçando a importância de compreender como o metabolismo energético impacta diretamente o bem-estar geral.

Neste contexto, o CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito tem desempenhado um papel importante ao fornecer relatórios detalhados sobre predisposições genéticas relacionadas à disfunção mitocondrial. Com base nos dados brutos fornecidos pelos indivíduos, o CPAH avalia a propensão a condições como a deficiência de piruvato desidrogenase, oferecendo informações que auxiliam no direcionamento de cuidados preventivos e personalizados, focados no gerenciamento de sintomas como a fadiga crônica e o aumento do lactato. Esses serviços são uma ferramenta essencial para uma melhor compreensão dos riscos associados à saúde metabólica e energética.

Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 





CPAH: Centro de Pesquisa e Análises Heráclito destaca-se em projetos pioneiros na ciência

O Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (CPAH) vem se consolidando como uma referência internacional em pesquisa científica e desenvolvimento de novos métodos no campo da ciência, com iniciativas que abrangem áreas como neurociências e genética. Sediado no Brasil, com presença em países como Portugal, Espanha, França e Angola, o CPAH se destaca por sua abordagem inovadora e colaborativa, focada em promover avanços significativos para a ciência global. Atualmente, o centro conta com mais de 90 profissionais da saúde como membros.

Entre os projetos mais notáveis do CPAH está o NEUROGENOMIC, que investiga a interface entre neurociências e genômica. Esse projeto busca desvendar como o genoma humano influencia o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso, e como isso pode impactar diversas condições físicas e neurológicas. O estudo é pioneiro em conectar conhecimentos de genética com o comportamento humano, e está na vanguarda das pesquisas que podem, no futuro, oferecer novas perspectivas para tratamentos de doenças neurodegenerativas e psiquiátricas.

Outro destaque do centro é o RG-TEA, um projeto que promove debates e estudos aprofundados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta iniciativa tem ganhado relevância ao reunir especialistas, pais e pessoas autistas para discussões que visam ampliar o conhecimento sobre o transtorno e criar abordagens mais inclusivas e informadas na sociedade. O RG-TEA também fomenta a produção de novos estudos e contribui para a criação de metodologias que podem impactar diretamente o cotidiano das pessoas autistas.

Além disso, o Gifted debate é outra importante iniciativa do CPAH. Este projeto reúne mais de 500 superdotados de várias partes do mundo em debates e pesquisas científicas. O objetivo é explorar as características intelectuais dos superdotados e estudar como suas habilidades podem ser potencializadas, ao mesmo tempo em que se trabalha para desenvolver uma compreensão mais ampla sobre o que significa ser superdotado em diferentes contextos culturais e educacionais. Este é um espaço onde a ciência se encontra com a educação, oferecendo insights valiosos para políticas educacionais e de inclusão.

O CPAH não é apenas um centro de pesquisa. É também um espaço de formação acadêmica e capacitação profissional, com cursos oferecidos em parceria com instituições reconhecidas pelo MEC e universidades internacionais. Além disso, o centro já publicou mais de 500 estudos e criou mais de 200 métodos científicos registrados, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento científico global. Com o projeto GIP - Genetic Intelligence Project, o CPAH também inovou ao lançar o primeiro relatório de inteligência baseado em testes genéticos, um avanço no estudo da inteligência humana.

A adesão ao CPAH, que é gratuita, está aberta para pesquisadores e profissionais indicados por membros ativos, e oferece a oportunidade de participar de pesquisas científicas, colaborar em entrevistas e contribuir para o avanço da ciência. O centro também promove eventos e seminários que incentivam a troca de conhecimento entre acadêmicos e especialistas de diversas áreas.

Com parcerias e convênios estabelecidos com laboratórios, hospitais e clínicas, o CPAH reforça sua posição como um dos centros mais importantes para o desenvolvimento científico na atualidade. Mais do que uma instituição de pesquisa, o CPAH é um espaço de inovação que continua a moldar o futuro da ciência, educação e saúde.

O trabalho do CPAH demonstra o impacto da colaboração global na ciência, e como iniciativas pioneiras podem influenciar positivamente áreas que vão desde a genética até a psicologia e a educação.

---

CPAH amplia atuação com testes genéticos na Espanha e colaborações clínicas

O Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (CPAH) continua a expandir sua presença internacional e suas colaborações científicas. Agora, atuando também como representante da TellmeGen na Espanha, o CPAH integra uma das mais avançadas plataformas de testes genéticos disponíveis no mercado. Através dessa parceria, o CPAH facilita o acesso a testes genéticos personalizados, que fornecem relatórios detalhados sobre predisposições genéticas para doenças, respostas a tratamentos médicos, e características relacionadas à saúde e bem-estar.

Os relatórios genéticos produzidos pelo CPAH e TellmeGen oferecem informações essenciais para médicos e especialistas, ajudando a personalizar tratamentos com base no perfil genético de cada paciente. Isso marca uma nova fase na medicina de precisão, onde o cuidado médico é cada vez mais adaptado às necessidades individuais, com base em dados genéticos. Este tipo de abordagem pode ter um impacto direto em áreas como prevenção de doenças, orientação de tratamentos e monitoramento de condições crônicas, permitindo aos profissionais da saúde uma tomada de decisão mais informada.

Além de sua atuação no campo genético, o CPAH continua a desenvolver pesquisas científicas voltadas para a prática médica. Esses estudos, que incluem áreas como neurociências, genética e biomedicina, são frequentemente utilizados por médicos e especialistas em suas clínicas, orientando práticas de diagnóstico e tratamento. A colaboração entre o CPAH e profissionais da saúde permite a criação de novas metodologias e a aplicação de avanços científicos diretamente no atendimento ao paciente.

Com uma presença significativa em países como Espanha, Portugal, Angola, França e uma sede no Brasil, o CPAH fortalece sua missão de promover a ciência aplicada à saúde, consolidando parcerias estratégicas que colocam a pesquisa no centro da inovação médica. A parceria com a TellmeGen e os mais de 500 estudos publicados pelo CPAH reforçam o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico e a educação global.

Através dessas iniciativas, o CPAH não apenas contribui para o avanço da ciência, mas também oferece aos médicos e pacientes ferramentas inovadoras para a melhoria da saúde e do bem-estar. O centro continua a se destacar como um importante elo entre a pesquisa genética e a prática clínica, facilitando a transição do conhecimento científico para a aplicação prática na medicina.

Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global