domingo, 6 de outubro de 2024

Cid Moreira - Especialista faz revelação : Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD...

Análise Neurolinguística Revela o Legado Cognitivo e de Personalidade de Cid Moreira, que Morre aos 97 Anos

Nesta terça-feira, 3 de outubro, o Brasil perdeu um de seus maiores ícones da comunicação: Cid Moreira, que faleceu aos 97 anos. Conhecido por sua inconfundível voz e presença marcante, ele deixa um legado que vai além de sua carreira de décadas no jornalismo. Cid Moreira também será lembrado pela clareza mental e características de personalidade que se mantiveram presentes até o fim de sua vida.

Em uma análise neurolinguística de sua última postagem nas redes sociais, realizada no dia 14 de setembro, foi possível identificar aspectos significativos de seu estado mental e personalidade nos momentos finais de sua vida. A análise, conduzida pelo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD em Neurociências membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, revelou traços impressionantes para alguém de sua idade. "O envelhecimento cognitivo normal está associado a um declínio em funções executivas, como memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, áreas ligadas ao córtex pré-frontal dorsolateral", explica o especialista. No entanto, Cid Moreira, em sua mensagem de agradecimento e reflexão sobre a vida, demonstrou uma lucidez rara em pessoas de sua idade.

Dr. Fabiano de Abreu analisou essa última manifestação pública de Cid e identificou elementos de alta conscienciosidade. "A forma como ele se expressou revela uma personalidade extremamente dedicada e perfeccionista, que o marcou ao longo de sua trajetória. A lentidão em suas respostas é natural para a idade avançada, mas a clareza de pensamento e a profundidade emocional permaneciam intactas", destacou o neurocientista.

A análise também revelou traços de Abertura à Experiência, outro aspecto que se reflete na maneira como Cid Moreira lidava com desafios e complexidades, além de sua empatia ao falar sobre outras pessoas, um indício de sua alta amabilidade. "Essas características são frequentemente associadas a indivíduos muito inteligentes, que tendem a apresentar alta conscienciosidade e abertura à experiência, fatores que, segundo pesquisas, contribuem para a longevidade", completou o Dr. Fabiano.

A última postagem de Cid Moreira, analisada pela neurolinguística, mostra não apenas sua capacidade de comunicação, mas também a preservação de aspectos fundamentais de sua personalidade, que fizeram dele um ícone por décadas. Seu legado vai além da carreira jornalística, refletindo um exemplo de resiliência cognitiva e emocional até o fim de sua vida.



Dois Grandes Brasileiros...

 

Imagem / Globo


Morte de Cid Moreira: Jornalista estava internado em segredo

Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional, morreu aos 97 anos na manhã desta quinta-feira (3)



Faleceu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira, aos 97 anos.


Cid estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, após ser diagnosticado com insuficiência renal crônica. Antes, ele vinha se tratando de uma pneumonia em casa, mas o seu estado de saúde se agravou e, às 8h desta quinta, ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.


A viúva do jornalista, Fátima Sampaio, contou ao programa “Encontro”, porque manteve a internação do apresentador em segredo.


“Não contei para ninguém para manter a privacidade dele, esperando que ele fosse voltar para casa. Fiz meu melhor como ser humano. Temos quase 25 anos juntos, não é brincadeira, é uma história e tanto. Sei da idade dele, mas sempre falava que queria mais um pouquinho”.


“Ele sempre falava que estava cansado, que os últimos anos tinham sido difíceis. O rim, o problema crônico, que cansa a pessoa, a máquina faz um trabalho maravilhoso, mas não é o seu órgão. Ele estava lúcido até o fim”, contou ao programa.



(Foto: Reprodução/Instagram)

A história de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté em 1927 e iniciou sua carreira no rádio em 1944. Ao lado de Sérgio Chapelin, foi o principal apresentador do JN por 26 anos, com sua voz sinônimo de credibilidade. 


Além do JN, participou do "Fantástico" e ganhou destaque ao narrar o quadro de Mr. M. Nos anos 1990, começou a gravar salmos bíblicos e completou a gravação da Bíblia inteira em 2011.


Como a pneumonia pode afetar os rins?

De acordo com o médico Dr. Vital, quando a pneumonia avança o paciente pode desenvolver também problemas renais, o que agrava a situação e pode levar à morte, como no caso do apresentador.


“Quando a pneumonia é grave, ela pode acabar afetando os rins, e isso acontece porque o corpo fica muito sobrecarregado lutando contra a infecção, e essa pressão pode causar problemas nos rins, como a insuficiência renal, mas o uso prolongado de antibióticos e a falta de hidratação também podem piorar a situação”.


“Quando os rins não funcionam bem, o corpo não consegue eliminar toxinas e controlar os líquidos, o que pode trazer sérias complicações, afetando a saúde como um todo e até levando à falência de outros órgãos”, explica Dr. Vital.



Sobre Dr. Vital Fernandes Araújo

Dr. Vital Fernandes Araújo é Médico e se formou pela Universidade Federal da Bahia. Ele é pós-Graduado em Medicina Ortomolecular e pós-Graduado em Psiquiatria. O médico hoje atua como mentor de médicos e grandes empresários através da sua metodologia que denominou de Integração Neuro Emocional


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 



Nenhum comentário:

Postar um comentário