O sistema de Qualis enfrentou críticas por não restringir necessariamente a qualidade e o impacto individual de cada artigo, explica a professora, Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia e editora chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira
O Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), aprovou uma nova abordagem para avaliar a produção intelectual na pós-graduação stricto sensu.
A partir do ciclo 2025-2028, o foco da avaliação será na classificação dos artigos publicados, em vez de avaliar o periódico onde foram divulgados. Com isso, o sistema Qualis Periódicos deixará de classificar as revistas científicas, como ocorreu até o atual ciclo.
A decisão foi tomada em reunião do CTC-ES em setembro, mas as diretrizes detalhadas só estão previstas para março de 2025.
Qualis: O antigo sistema de avaliação de revistas científicas
O sistema Qualis foi criado para avaliar a qualidade dos periódicos em que os pesquisadores publicavam seus estudos pela classificação em estratos (como A1, A2, B1, B2, etc.), o que ajudava os programas de pós-graduação a manter ou melhorar suas notas na CAPES.
Mas o sistema foi alvo de críticas, pois a classificação do periódico nem sempre refletia o valor específico de cada artigo. Pesquisadores argumentavam que essa abordagem não considerava o impacto individual de estudos, levantando questionamentos sobre sua eficácia como critério de avaliação científica.
O que explica a mudança?
De acordo com a professora, Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia e editora chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira, a mudança irá ocorrer principalmente para valorizar a qualidade individual dos estudos.
“A nova mudança da CAPES busca valorizar o mérito de cada pesquisa, deixando de lado a avaliação baseada apenas no "nível" do periódico”.
“O objetivo é destacar a qualidade e impacto individual dos estudos, incentivar práticas de publicação inovadoras, como artigos de acesso aberto, facilitando também uma análise mais direta da contribuição dos programas de pós-graduação, diminuindo a dependência de notas dos periódicos”.
“Com o fim do sistema, será desenvolvida uma nova maneira de avaliar artigos acadêmicos, focando mais no valor de cada pesquisa do que no veículo onde foi publicada. A ideia é que cada artigo seja analisado por seu impacto e relevância, considerando diversos fatores”, explica Antonella Carvalho.
A professora Antonella Carvalho de Oliveira é licenciada em Pedagogia, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tendo mais de 30 anos de carreira no magistério e uma década de atuação como professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Autora do livro "Como se Faz um Produto Educacional", o único no Brasil que ensina de maneira específica como criar um produto educacional. Atualmente, ocupa o cargo de Editora Chefe da Atena Editora.
Sobre a Atena Editora
A Atena Editora é uma referência no cenário editorial brasileiro há mais de 10 anos no mercado, sob a liderança de Antonella Carvalho de Oliveira, doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, a editora se consolidou como um pilar de excelência e rigor editorial, incentivando autores, pesquisadores e acadêmicos a publicarem suas pesquisas e estudos. Com um catálogo diversificado e de alcance internacional, a Atena Editora oferece publicações que atendem a uma comunidade acadêmica exigente e contribuindo para o avanço científico.
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