sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes terá suas viagens suspensas neste fim de semana


A medida de segurança é preventiva, em virtude das fortes chuvas e do aumento do nível do Rio Elvas

 

A VLI, administradora da Maria Fumaça, informa que suspenderá neste fim de semana, preventivamente, a circulação da Maria Fumaça que liga as cidades de São João del-Rei a Tiradentes e vice-versa, no Campo das Vertentes (Minas Gerais). A medida foi tomada diante das fortes chuvas que atingem a região e provocam a elevação do Rio Elvas, que fica no trajeto dos tradicionais passeios do Trem Turístico. Na próxima semana será realizada uma nova avaliação técnica, por meio da qual será verificada a viabilidade de retomar as viagens.

 

Os passageiros que adquiriram antecipadamente bilhetes para o passeio poderão solicitar a remarcação da viagem, sem custo adicional, ou o reembolso do valor pago. Para isso, basta entrar em contato com a Buson, por meio do telefone (11) 2626-9632, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo WhatsApp (12) 99645-1386, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados de 9h às 19h.

 

Atrações mantidas

 

Durante esse período de suspensão, as Estações de São João del-Rei e de Tiradentes ficarão abertas para visitação. Os turistas poderão apreciar as exposições do Programa Estação de Memórias da VLI, inauguradas nestas duas cidades para preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial de diversos municípios, e criar espaços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia. Elas estão instaladas na Estação de São João del-Rei – localizada na Rua Hermílio Alves, 366, Centro da cidade – e na Estação Tiradentes – situada na Rua Capitão Chaves Miranda, 2.

 

Em São João del-Rei as visitas poderão ser feitas de quarta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Por sua vez, em Tiradentes, o funcionamento do Estação de Memórias é de quinta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos também das 8h às 12h.

 

O Programa Estação de Memórias reconta o passado, a partir de um processo de cocriação com as comunidades. Encontros e entrevistas identificam casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo é transformado em espaços expositivos, montados na estação.

História ferroviária

Também será possível visitar o Museu Ferroviário e a Rotunda, localizados na Estação de São João del-Rei. O museu, que é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil, foi inaugurado em 28 de agosto de 1981, devido ao centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Ele reúne peças que foram utilizadas na EFOM e em outras da mesma época. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a sábado, das 8h às 17h, exceto aos domingos, dia em que as visitas ocorrerão das 8h às 12h.

Já a Rotunda tem uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio. Nos dias de circulação do trem, há visita guiada às 9h e às 16h, exceto aos domingos, quando a visita guiada será às 9h. O valor do ingresso é de R$ 20 por visitante e a meia-entrada custa R$ 10, mediante apresentação de documento de identidade com foto ou certidão de nascimento para as crianças. Os ingressos deverão ser adquiridos por meio da Buson.

 

Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br/

 

VLI 

Contato com a imprensa

InPress Porter Novelli

vli@inpresspni.com.br 

Sobre a VLI

 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.

 

Daniela Galvão

Analista de Comunicação

VLI





Nenhum comentário:

Postar um comentário