terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Força Sindical vai pedir correção monetária sobre os depósitos do FGTS

Texto da ação mostra que trabalhadores perderam cerca de R$ 50 bilhões entre 1999 e 2012

iG São Paulo | - Atualizada às

A Força Sindical vai entrar com uma ação coletiva para pedir a correção monetária sobre os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores, para repor as perdas com a inflação. Poderão ser beneficiados profissionais representados pelos sindicatos envolvidos na ação, entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
O texto da ação, que ainda está sendo elaborado, mostra que os trabalhadores perderam cerca de R$ 50 bilhões entre 1999 e 2012. Isso teria ocorrido, segundo a central, porque a Taxa Referencial (TR) não está sendo reajustada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC). A TR incide no cálculo da correção do FGTS.
A proposta será discutida neste sábado (25), quando haverá uma assembleia às 9h no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo para lançar a campanha e reunir as assinaturas dos trabalhadores que querem entrar na Justiça para recuperar o dinheiro.A expectativa da central é que participem do encontro cerca de 20 mil trabalhadores.
De acordo com João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical, a lei é clara quando diz que o FGTS deve ser corrigido monetariamente de acordo com o INPC.
“É a primeira vez que fazemos essa exigência. Mas a correção dos precatórios do Estado de São Paulo foi um primeiro passo para conseguirmos essa mudança”, afirma o secretário-geral.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário