quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Justiça suspende todos os processos de correção do FGTS

Congelamento, obtido pela Caixa, deve durar até STJ analisar um dos casos que chegaram à Corte

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu todos os cerca de 50 mil processos que pedem a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação. A decisão foi tomada nesta terça-feira (25) pelo ministro Benedito Gonçalves, e valerá até que ele conclua a análise de um dos casos que chegaram à Corte.
A ação está no STJ desde maio passado, e ganhou velocidade após a Caixa Econômica Federal (CEF) sofrer algumas derrotas na disputa com os trabalhadores.
"Foi só aparecer condenação à Caixa e a coisa andou", afirma o advogado Rafafel Filisbino, responsáveis por uma das primeiras decisões favoráveis à correção pelo FGTS. "Para a gente é ótimo, pois [a disputa] vai  andar mais rapidamente", pondera.
Por lei, o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), que tem perdido para a inflação desde 1999. Isso leva à perda do poder de compra dos saldos que os trabalhadores têm no fundo. Por isso, a Caixa tem enfrentado uma avalanche de ações em que se pede a atualização dos recursos por um indicador inflacionário, como o IPCA ou o INPC, para garantir a correção monetária – também prevista em lei. 

iG


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário