sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Limão: um poderoso aliado da saúde

Nutricionista - 27 de fevereiro 2015

iG

A fruta pode ser azeda, mas traz muitos benefícios à saúde. Basta saber utilizar suas diversas propriedades.


Antioxidante, emagrecedor, cicatrizante, antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório, anticancerígeno, anticolesterol, antidepressivo, ativador do sistema imunológico, desentupidor de artérias. Todas essas propriedades estão presentes em uma única fruta: o limão. Esses já seriam alguns (bons) motivos para ele integrar, diariamente, as refeições de todos os atletas. Para uma ajudinha extra no combate aos radicais livres produzidos com a carga de exercícios.
Os benefícios do limão são diversos e vêm da vitamina C, rica em polifenóis e carotenoides. E as suas propriedades não estão, apenas, no suco. A casca da fruta apresenta uma substância chamada d-limoneno, que tem alto teor de ácido cítrico e, com isso, ajuda a dissolver toxinas e gorduras. Dessa forma, o sangue é afinado, passa a circular melhor e a equilibrar o metabolismo. Por isso, a fruta é indicada em vários quadros de doenças, como problemas cardiovasculares, gripe, febre, infecções estomacais e varizes.
Vale lembrar que nada em excesso é saudável. Portanto, recomenda-se usufruir apenas duas unidades da fruta por dia. Além disso, cuidado quando espremer um limão, pois a pele em contato com a ele e exposta ao sol pode gerar manchas na pele.

Outras vantagens do limão:
- Combate a elevação do ácido úrico;
- Aumenta a absorção de cálcio, magnésio e vitamina D;
- Melhora o sistema imunológico: devido à combinação da vitamina C e ácido cítrico, que combate os radicais livres e aumenta nossa resistência;
- Desintoxica o fígado e a vesícula;
- Pessoas com problemas cardiovasculares, deveriam usar limão todos os dias, pois ele ajuda a desobstruir os vasos sanguíneos;
- Contém fibras, como a pectina, que auxilia na saúde intestinal;
- Estimula a produção de bile;
- Os flavonoides presentes juntamente com a vitamina C auxiliam na queda do colesterol ruim (LDL-c).

iG

(Fonte: Priscilla Di Ciero, nutricionista e blogueira do site Prólogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário