quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Paris: 15 curiosidades sobre a capital francesa

Mesmo com monumentos e cartões-postais conhecidos no mundo todo, a "Cidade Luz" ainda reserva muitas surpresas para os visitantes
Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo, é explorada por gente de todo o planeta à exaustão, mas ainda detém muitos segredos e tesouros escondidos. Fora do circuito turístico tradicional e das atrações famosas, há muitos passeios alternativos na capital francesa: bairros charmosos e mais afastados, pequenos museus que valem a visita, restaurantes autênticos e parques urbanos tão agradáveis como desconhecidos dos turistas.
Você sabia que a metrópole tem um excêntrico museu dedicado aos esgotos da cidade? Ou que a Torre Eiffel tem um apartamento secreto no terceiro andar? Que tal visitar a bela Praça da Concórdia (Place de la Concorde) e saber que ali foi o local de muitas execuções com guilhotinas durante a Revolução Francesa?
 
Conheça, abaixo, 15 curiosidades sobre Paris:
 
1. A capital da França é carinhosamente chamada de "Cidade Luz", pois foi um dos primeiros lugares do mundo a adotar a iluminação de rua como medida para conter a explosão da criminalidade. Hoje, ao anoitecer, muitos locais públicos ficam acesos na capital francesa, entre fachadas de igrejas, estátuas, fontes, edifícios, pontes e monumentos nacionais.
 
2. Paris já teve outro nome, que foi dado pelos romanos que chegaram à cidade por volta do ano 50 a.C. Como o rio Sena enchia frequentemente e cobria toda a região de água, a localidade foi batizada de Lutécia (Lutetia), que significa "lama" em latim.
 
3. A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889 como uma estrutura temporária. Após 20 anos, o monumento quase chegou a ser demolido, mas a utilidade de uma antena de transmissao de rádio instalada na torre fez com que a sua permanência no local fosse repensada.
 
4. Muitas atrações turísticas importantes de Paris - o Museu do Louvre e o Museu d'Orsay, por exemplo - são gratuitas para todas as pessoas no primeiro domingo de cada mês. Mas no caso do Louvre, a gratuitade só é válida entre os meses de outubro a março. Essa medida vigora desde 2014, quando o governo francês decidiu conter o grande número de visitantes estrangeiros no dia com acesso livre.
 
5. Como as lojas, muitos restaurantes da capital francesa ficam fechados no domingo ou segunda-feira. Por isso, é importante se informar com antecedência para saber se o local que pretende visitar estará aberto. É comum também os estabelecimentos fecharem durante o mês de agosto (ou parte dele), que corresponde ao período de férias dos parisienses.
 
6. Ainda sobre restaurantes: ao solicitar o "menu", você estará pedindo uma refeição de preço fixo em três etapas (entrada, prato principal e sobremesa). Essa opção é sempre mais barata que a alternativa à la carte, principalmente na hora do almoço. Há também o "formule", que consiste em dois cursos (prato principal e entrada ou sobremesa), que pode incluir ainda café ou uma taça de vinho. Já o "menu dégustation" é uma amostra de várias especialidades escolhidas pelo chef.
 
7. Até recentemente, pouca gente sabia da existência de um apartamento secreto no terceiro piso da Torre Eiffel. O pequeno cômodo foi construído especialmente para Gustave Eiffel, o arquiteto responsável pela estrutura de 324 metros de altura. Atualmente, o local está aberto à visitação pública.
 
8. O icônico cabaré Moulin Rouge abriu em 1889, no mesmo ano da Exposição Universal, quando a Torre Eiffel foi revelada ao público. O local detém vários recordes mundiais, incluindo o maior número de batidas de perna de dançarinas de cancan (720 em 30 segundos).
 
9. Paris tem três réplicas da Estátua da Liberdade. Uma delas fica na Île des Cygnes, perto da Ponte de Grenelle. O monumento de 11,5 metros de altura foi dado à França pelos franceses que viviam nos Estados Unidos, em celebração ao centenário da Revolução Francesa. Um fato interessante é que a estátua original, em Nova York, foi um presente da França para o povo norte-americano.
 
10. A primeira linha de metrô de Paris foi inaugurada em 1900. Hoje, é o sexto sistema metroviário mais utilizado do planeta, transportando mais de 1,5 milhão de pessoas a cada ano. Cada estação tem um tema diferente, ligado a lugares importantes, marcos ou figuras históricas.
 
11. A avenida Champs-Elysées foi batizada em homenagem aos Campos Elísios, uma seção da mitologia greco-romana que corresponde ao lugar de descanso das almas dos heróicos e virtuosos.
 
12. Paris tem um curioso museu dedicado aos esgotos da cidade. O chamado Musée des Égouts leva os visitantes para um curioso passeio pelos subterrâneos da capital. Lá dentro, há uma área de exposição que apresenta o ciclo da água em Paris e sua história, além de maquinário e objetos utilizados no primeiro sistema de esgoto.
 
13. Napoleão havia planejado construir quatro Arcos do Triunfo em Paris. Apenas dois deles foram concluídos, e apenas um sob seu governo (o Arco do Triunfo do Carrossel). Os outros dois deveriam ter sido dedicado às artes e à ciência.
 
14. Muita gente não sabe que, durante a Revolução Francesa, a bela Place de la Concorde foi o local onde Luís XVI, a rainha Maria Antonieta e cerca de mil outras pessoas foram executadas. No meio da praça encontra-se um obelisco egípcio construído sob o reinado do faraó Ramsés II.
 
15. Apesar de seu nome, o Palais-Royal (Palácio Real) nunca foi a residência de nenhum rei da França. O local foi um presente de Luís XIV para seu irmão Filipe I, o duque de Orléans.

Pure Viagem

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário