sexta-feira, 23 de junho de 2023

Saúde é prevenção – alerta aos homens que têm preconceito em ir ao Urologista

A cultura machista afasta os homens dos cuidados com a saúde. De modo geral, nós, homens, só vamos ao médico por influência da mulher ou quando a doença está em um grau avançado.
A vergonha de expor o corpo é um dos fatores determinantes para esse preconceito.
Segundo estatísticas, um a cada seis homens irá desenvolver câncer de próstata, sendo o melhor tratamento a prevenção.
Os fatores de riscos são, dentre  outros, alimentação inadequada e histórico familiar da doença. Além disso, é preciso considerar que com o aumento da idade as chances de desenvolver a doença aumentam consideravelmente. Por isso, o ideal é fazer exames periódicos, ou seja, visitar um médico urologista.
Os sintomas da doença são, principalmente, a dificuldade de urinar, necessidade constante de urinar e pouca força de jato ao urinar.
Sessentão, eu sempre fiz o exame preventivo periódico, visitando o médico urologista com frequência. A indicação inicial veio do médico da empresa em que eu trabalhava, Dr. Adolfo Lopes de Carvalho; eu estava com cerca de cinquenta e cinco anos, e ele adicionou esse exame no rol de exames periódicos que eu fazia à época.  De lá para cá venho me submetendo regularmente a exames periódicos. Tive a doença, mas devido ao exame preventivo, ela foi diagnosticada precocemente. Fui submetido a uma cirurgia, que sanou completamente o problema.
Para mim ficou bem claro que a razão pela qual  meu tratamento cirúrgico foi completamente exitoso foi o diagnóstico precoce da doença, que foi propiciado pelos exames preventivos. Diagnosticada no início, a doença não progrediu, não passou para outros órgãos do organismo. Venci mais esse câncer, já que no passado tive um câncer de pele, também vencido, graças à prevenção.
Por fim, não poderia deixar de agradecer ao Dr. Marco Antônio Razuque, Urologista, tanto por ter detectado a doença precocemente quanto pela cirurgia exitosa, ao Doutor Luiz de Araújo Porto, que também atuou na cirurgia, bem como às enfermeiras e demais profissionais que trabalham no hospital.

Saúde é prevenção, meus exemplos mostram isso!

Cristóvão Martins Torres


Nenhum comentário:

Postar um comentário