sexta-feira, 23 de junho de 2023

MOSTRA DE PROFISSÕES DA UFOP REÚNE CERCA DE 10 MIL ESTUDANTES

http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto
20 de junho de 2023
Por Karina Peres/Imagem - Samuel Almeida

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realizou no último sábado (17), a 13ª Mostra de Profissões. O evento aconteceu no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto e teve o objetivo de apresentar os cursos oferecidos pela instituição para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. A primeira edição pós-pandemia foi um sucesso e atraiu cerca de 10 mil alunos de 100 escolas do estado.

A Mostra contou com várias salas e stands, onde os alunos da instituição, apresentaram de forma interativa os mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela UFOP. A graduação de medicina, por exemplo, teve demonstração de manobras de ressuscitação, além de apresentar equipamentos e aparelhos utilizados em exames. O curso de farmácia levou microscópios para que os participantes analisassem vírus e bactérias. Já os estudantes de jornalismo preparam uma oficina interativa na qual os participantes podiam fazer entrevistas. O evento ainda teve lutas de robôs, promovida pelos cursos de engenharia.

Essa forma de apresentar os cursos ajuda os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior a ter mais clareza sobre qual graduação escolher, como foi o caso da Joice Marques. Ela estuda na Escola Estadual Antônio Pereira e visitou diversos stands, como os da Escola de Nutrição e de Educação Física, mas explicou que o que ela mais gostou foi o de Artes Cênicas. “Eu nunca tinha vindo ao Campus, visitei várias salas, mas o que eu mais gostei foi o de Artes Ciências, eu fiquei encantada, porque isso não faz parte da minha realidade, mas agora eu percebi que posso estar aqui também. Me ajudou a decidir e com certeza quero vir fazer Cênicas aqui na UFOP”, contou a estudante.

Os professores que levaram os alunos até a Mostra também vêem como positivo a participação no evento. “Eles já estão no terceiro ano e é importante para os estudantes terem uma perspectiva de futuro. Eu me formei aqui na UFOP e hoje sou professora, eu sou muito grata pela formação que tive aqui e quis trazer meus alunos justamente para mostrar a importância da universidade pública e do ensino de qualidade”, disse Sara Pereira, professora da Escola Odilon Behrens, de Barão de Cocais.

Para a UFOP, realizar o evento ajuda a atrair mais estudantes para a instituição. “O evento foi um sucesso, e a nossa expectativa é que todos que tenham visitado a Mostra de Profissões se tornem os nossos futuros alunos, e que os nossos cursos apresentados hoje, ajudem eles a fazer uma boa escolha”, afirmou Juliana Santos, pedagoga da pró-reitoria de graduação da UFOP. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário