segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Milei vence eleições e direita volta ao comando da Argentina

MUNDO

(Imagem: Marcos Brindicci | Getty Images)

“O primeiro presidente libertário da história do mundo”. Javier Milei é o mais novo presidente da Argentina, colocando a direita no comando da segunda maior economia da América Latina de novo.

  • Milei derrotou Sergio Massa no 2º turno, por 56% a 44%, o atual ministro da Economia e candidato apoiado pelo governo, que venceu 4 das últimas 5 eleições por lá.

De virada. No 1º turno, Massa teve 36% dos votos, contra 30% do Milei. O ponto-chave parece ter sido o apoio a Milei de Patricia Bullrich, de centro-direita, que tinha ficado em 3º lugar com 24%.

Mas afinal… Quem é Javier Milei? 🇦🇷

Com 53 anos, o deputado de Buenos Aires é economista e se descreve como anarcocapitalista e libertário. Ele baseou sua campanha no apelo por uma renovação política na Argentina — "vou limpar a casta parasita do país”.

Algumas das principais promessas dele são fechar o Banco Central e dolarizar a economiacortar gastos públicosaumentar privatizaçõesfacilitar o porte de armas e reforma trabalhista.

No discurso de vitória, o futuro presidente bateu na tecla de que fará um governo que honra os compromissos, respeita a propriedade privada e o comércio livre. Aprofunde aqui.

Quais os desafios daqui pra frente? 🔜

Milei vai assumir o país no meio da pior crise econômica em décadas, com 2/5 da população na pobreza, uma forte desvalorização cambial (1 dólar = 1.000 pesos), taxa de juros a 133% e inflação passando dos 140% ao ano.

Não deve ser tão simples governar… O novo presidente vai precisar lidar com um Congresso que a maioria é da oposição — partido de Massa.

E a relação com o Brasil? 🇧🇷

Not the best, hermanito. Milei já chamou Lula de “comunista” e “corrupto”, e disse que não vai se encontrar com o presidente BR. Ele também já criticou o Mercosul e o BRICS.

Depois do resultado, Lula desejou “sorte ao novo governo”, sem citar o nome de Milei. O Itamaraty já está buscando amenizar a situação… Pense que o comércio entre BR e ARG beira os US$ 30 bi/ano. Importa e muito…

Nenhum comentário:

Postar um comentário