Com expressiva participação popular, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia celebra os destaques do ano no setor em cerimônia de premiação para convidados nesta terça-feira (21/11), a partir das 18h20 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Lançada em outubro, a iniciativa, com formato inclusivo e democrático, mapeou cerca de 700 estabelecimentos e contou com voto do público na maioria das 50 categorias para escolher os melhores entre profissionais, empreendimentos, produtos e iniciativas da cena mineira.
Realizado pela plataforma Cumbucca, o prêmio alcançou mais de 10 milhões de impressões nas redes sociais em sua missão de destacar nomes que ajudam a consolidar a cozinha de Minas como um atrativo turístico, bem cultural e ativo econômico entre os mais importantes do estado. A solenidade também marca o lançamento do Guia Cumbucca de Gastronomia nas versões impressa e digital.
Sob a proposta de abraçar a gastronomia mineira em sua amplitude e pluralidade, o Prêmio Cumbucca inovou ao propor votações inéditas de olho em campeões que só poderiam surgir da opinião pública, como melhor torresmo, melhor beira de estrada e fora da rota – para apontar casas que se destacam em suas propostas, mas não estão nas regiões mais badaladas e conhecidas. O prêmio também mira na valorização de cada profissional através de recortes como chef mulher, melhor garçom e influenciador de gastronomia. A grande noite dos premiados ainda inclui a entrega da Cumbucca de Ouro, escolha da curadoria para homenagear uma personalidade que faz a diferença na cena gastronômica mineira.
Da gastronomia sofisticada à cultura de boteco
Para o produtor cultural Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio, o reconhecimento investido de credibilidade confere novo fôlego às atividades e pessoas que fazem o setor progredir. Ele destaca a participação e premiação de casas e profissionais com atuações diversas, contemplando desde o atendimento até a cozinha e da gastronomia sofisticada à cultura de boteco. "Foi importante contarmos com o voto do público para que chegássemos a premiar quem sempre fez por merecer, mas nunca havia sido premiado antes. Esse tipo de reconhecimento é um brinde à resiliência e ao espírito criativo que alimentam a gastronomia mineira e também um combustível para profissionais e motiva o setor a crescer em conjunto. Apostamos na união como um dos pilares para o promissor caminho que nossa gastronomia tem construído", observa Wanderley.
Júri especializado e auditoria
A escolha dos vencedores ainda envolve júri especializado com 30 convidados entre jornalistas, influenciadores, formadores de opinião e personalidades do meio gastronômico, cuja avaliação somou-se à do voto popular na maior parte das modalidades sob auditoria da empresa Track.Co.
Divididas em cinco trilhas de votação, as indicações do prêmio convidavam a opinar em temas relacionados a bares, outros aspectos ligados a restaurantes, avaliações sobre casas de doces e lanchonetes, votos exclusivamente populares como os de torresmo, salgado e influenciador, além das premiações fora da rota – que incluem distinções como ícone de BH, novidade do ano, pão de queijo e PF. A abertura de 50 categorias fez do Cumbucca o prêmio gastronômico mais amplo de Minas Gerais – e não por acaso: o desafio era dar conta da pluralidade que a comida mineira representa, com sua mistura de tradição e inovação.
"Antes de abrirmos as votações para o público, trabalhamos no mapeamento meticuloso de aproximadamente 700 estabelecimentos, cada um representando um universo próprio de sabor, tradição, inovação e paixão pela boa mesa. Isso foi feito para garantir que nosso olhar fosse tão amplo quanto a atual cena gastronômica mineira", comenta o jornalista Rafael Rocha, que responde pela curadoria do prêmio.
Além de escolher entre os selecionados, cada votante tinha a liberdade de indicar qualquer nome fora da lista nas categorias abertas à eleição popular. Entre os prêmios com escolha da curadoria, também foram avaliadas iniciativas na capital e no interior ligadas ao fomento do setor – como preservação da gastronomia enquanto patrimônio cultural, ações que prezam pela diversidade e valorizem a economia criativa, além de políticas públicas ligadas ao turismo gastronômico e à manutenção da cultura alimentar mineira.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia conta com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e da prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, além de apoio da Fundação Clóvis Salgado, Abrasel, Senac, Sebrae e do Governo de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Guia Cumbucca
A noite de entrega do Prêmio Cumbucca também será marcada pelo lançamento do inédito Guia Cumbucca de Gastronomia, uma publicação anual que reúne indicações imprescindíveis de estabelecimentos em BH e na Região Metropolitana entre restaurantes, bares, cafés, docerias, lanchonetes, botecos e outras casas. O guia ainda oferece roteiros temáticos para explorar o melhor da capital mineira, a exemplo da lista de "lugares para tomar cachaça em BH", além de concentrar informações estratégicas sobre assuntos como hotéis e produtos.
Sobre a Plataforma Cumbucca
Uma plataforma gastronômica que atua no ramo de mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre gastronomia em Minas Gerais, a Cumbucca compreende a cultura alimentar como elemento constitutivo fundamental da identidade mineira e nacional. Servimos como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia e do turismo gastronômico de Minas Gerais, com atenção voltada a todos os segmentos dessa complexa cadeia, que envolve o pequeno produtor, indústrias, empresários, consumidores, entre outros.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.
Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.
Serviço:
Cerimônia de entrega do Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Terça-feira (21/11) das 18h20 às 23h no Palácio das Artes
Evento restrito para convidados
Confira mais sobre o prêmio e a plataforma Cumbucca no site: https://cumbucca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário