sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Para reflexão de hoje; Como bem diz a música, o quanto o ser humano é estranho, o ser humano briga com os vivos, mas levam flores para os mortos.

Meninas Cantoras de Petrópolis - Jerusalém de Ouro



Frase do dia: " O oposto do medo é o amor"

Mais paz...Mais amor no mundo...Menos guerra...

 Se tu me amas, ama-me baixinho

Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...


O Jogo na Capoeira

Oh... Berimbau... A Capoeira nasceu, no Brasil, do século XVII; foi desenvolvida pelos escravos como forma de proteção e hoje desempenha um papel essencial, promovendo a igualdade e a cidadania, pois na capoeira todos têm oportunidades iguais. Foi cantada pelo grande Vinícius de Moraes...
Engana-se quem acha que no exterior o Brasil é visto como o país do futebol.
De uns anos para cá, ele é visto como o país da capoeira, também.
A capoeira nasceu como o movimento de resistência a escravidão e  ganhou o mundo, com muitos adeptos.
Quem pratica a capoeira melhora seu condicionamento físico e sua saúde mental.

Ela é uma mistura de música, dança, luta, jogo, religiosidade etc.

É "jogada" nos mais diversos lugares e situações, muitas vezes ligadas a movimentos educacionais, sociais e culturais.
Os capoeiristas desenvolvem suas atividades em escolas, áreas comunitárias, e na sede de associações e clubes, atuando juntos a crianças e adultos.
A aprendizagem acontece através da observação da execução dos movimentos por capoeiristas mais experientes.
A roda de capoeira constitui um espaço de tempo em que o corpo está intensamente em festa, libertando a alma!
Na capoeira, o berimbau é considerado o principal instrumento, tendo se tornado seu símbolo. É ele que dita o ritmo do jogo; quando na roda de angola o jogo fica perigoso, a cantiga alerta e pede proteção.
Na roda de capoeira os movimentos exigem destreza corporal e força física.
As organizações internacionais de esporte estão estudando a possibilidade de colocar a capoeira em olimpíadas, pois, hoje, em mais de 140 países do mundo joga-se capoeira.
No Brasil, uma pesquisa recente que mostrou mais de seis milhões de pessoas aderiram à capoeira: homens, mulheres, velhos, adultos, jovens etc.
Visando formar o cidadão de boa índole, Beto e Gilmar,  mestres de capoeira, fazem um grande trabalho educacional e social, cujos valores são: responsabilidade, harmonia, comprometimento, amadurecimento e uma boa convivência com pessoas de varias classes sociais.
Com um olhar atento para esses detalhes, sempre conseguem bons resultados com o grupo de capoeiristas. Essa iniciativa, realizada aqui, deveria servir de exemplo para outras cidades.
Em razão do ótimo trabalho realizado pelos mestres da capoeira, que a cidade tem grandes capoeiristas.
Alguns anos jogando capoeira, posso afirmar o brilhante trabalho que desenvolve o "Mestre Gilmar Capoeira", que com conceitos de normas e valores, vem formando cidadãos, ao longo de décadas.
Não parece obra do acaso o fato de muitas pessoas, mesmo as mais velhas e aposentadas, estarem praticando, cada vez mais, a capoeira.
Porque além de ser uma defesa pessoal, ajuda muito a manter uma boa saúde de quem o pratica.
Oh...Pandeiro...Oh...Caxixi...Oh...Atabaque...

Cristóvão Martins Torres


G1 / Carla

A oração é um caminho que provê a redenção da humanidade

Trigueirinho

A oração autêntica é um estado de receptividade e aspiração ao contato com energias superiores. Pela oração o indivíduo invoca essas energias e afirma a disposição de unir-se a elas, no interior do ser. É um instrumento poderoso, mas pouco se conhece sua efetividade, o que se deve, em parte, aos seres humanos sempre terem praticado a oração em favor de si mesmos e a estarem polarizados no nível emocional. A oração que visa ao bem pessoal ou ao de outrem é ação direcionada, tem objetivos humanos, enquanto a oração desinteressada é abertura incondicional, pura entrega e doação sincera à vontade da Consciência Suprema, que se espelha na vontade do eu interior. Mobiliza as energias do indivíduo e leva-as ao nível intuitivo ou além. Não engendra débitos cármicos, não cria vínculos nem o prende a circuitos de retribuição. Suas próprias energias são reunidas; na oração existe apenas a busca irrestrita da verdade. Construída no silêncio interior, alicerça-se na fé e na vigilância. Projeta-se no mundo externo como pacificação de desejos e de pensamentos e também como cessação de ações supérfluas.
Mesmo sem o saber e sem nada direcionar, o indivíduo em oração estimula transformações nos demais: irradia clareza e lucidez para a aura planetária. A oração é, pois, instrumento de serviço ao mundo e, para ser eficaz, deve nascer da humildade. Invisível, abnegada, é base para obras evolutivas.
Na condição atual da superfície da Terra, é preciso indivíduos e grupos dedicados ao Plano Evolutivo cumprirem o papel de intermediários entre a luz da Hierarquia Espiritual e a vida terrestre, pois transmutações intensas são requeridas para energias superiores penetrarem e agirem mais livremente nos níveis concretos. É possível cultivar esse estado mesmo durante atividades externas, doando-se ao que se apresenta como necessidade e oferecendo os frutos do empenho à Consciência Suprema. Essa é uma forma de oração ativa, em que se reconhece a presença divina em todas as coisas.
A oração leva o indivíduo a descobrir e a compreender melhor o que de fato sustém a vida. Todavia, os que se dedicam a atingir os graus mais elevados da oração, a união interior, precisam transcender a tendência de querer ao mesmo tempo conservar suas afeições, dado que esses dois movimentos não se coadunam.
A vigília pode também ser considerada uma oração, o que significa permanecer desperto em horas reservadas ao descanso e ao sono. Feita solitariamente, ou em companhia de outros, é válida também como prece. Poder doar-se em oferenda elevada é uma graça do Pai. Seu mérito, todavia, está na autêntica disposição de quem a realiza.
Cada qual tem o seu modo de orar. A oração é para ser feita conforme é sentida. Jamais deveria ser abandonada; é o fio condutor e insubstituível que nos une à energia do Pai, aos níveis superiores de consciência.
“Permanentemente, redescobri a oração. Ela deve ser o vosso principal alimento, a vossa luz, a marca da vossa entrega. Quando a pureza e a transparência se implantam em um indivíduo, não é mais possível a permanência nele de pontos obscuros. Assim, orai quando perceberdes a necessidade de que algo seja purificado. Enviamo-vos raios de bem-aventurança e bálsamos de proteção. Acordai para essa realidade. Viveis um tempo de redenção. Viveis um tempo de júbilo, pois estais finalmente retornando à Casa. Alegrai-vos, pois o tempo é chegado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário