domingo, 19 de novembro de 2023

PREFEITOS DA REGIÃO SE UNEM EM ITABIRITO. MOBILIZAÇÃO É CONTRA ACIDENTES E EXCESSO DE TRÁFEGO NA 040 E 356

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 Itabirito

17 de novembro de 2023

Por Lucas Porfírio

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Itabirito sediou uma mobilização contra a rotina de acidentes na BR-040 e na BR-356. Intitulado “Ato em Defesa da Vida”, inicialmente a manifestação estava programada para ocorrer na Praça de Pedágio 9 da BR-040, em Itabirito. No entanto, a Via 040, concessionária da rodovia, conseguiu uma liminar judicial proibindo o protesto no local originalmente planejado.

Além do prefeito de Itabirito, o encontro reuniu chefes do executivo de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Moeda, Belo Vale, Piedade das Gerais, Queluzito, Nova Lima e Cristiano Otoni. “A cada dia, aproximadamente 1,3 mil carretas e caminhões envolvidos na logística de escoamento da produção minerária trafegam pela BR-040 e pela BR-356. O trânsito cada vez mais intenso coincide com o aumento da ocorrência de acidentes, vários deles com vítimas fatais, na região”, afirmou o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira.

O “Ato em Defesa da Vida” foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), a Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa) e o Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap). A agenda visa estabelecer um diálogo com o Governo do Estado de Minas Gerais e o Governo Federal.

De acordo com o prefeito de Piedade das Gerais, Daniel Maurício Reis, não é possível continuar aceitando o alto fluxo de carretas da mineração e veículos pesados nas duas rodovias: “O que vale mais? São as vidas representadas aqui, de moradores da região que se somados dão mais de 500 mil habitantes? Isso vale menos do que o lucro da mineração? Eu acho que está na hora de sermos radicais, exigir [...]. Nós estamos representando vidas, e vidas estão sendo tiradas, não só de moradores nossos, mas de todos os transeuntes que passam por ali”.

O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, afirma que as sujeiras trazidas pelos caminhões de minério são um dos fatores que contribuem para o alto índice de acidentes nas BRs. “Atrapalham a sinalização pela sujeira. No período de chuvas, não é possível ver as faixas no chão, as placas acabam ficando todas sujas de poeira. Então, é uma série de intervenções e cuidados necessários para garantir o tráfego de modo geral”, disse Cláudio Antônio.

Os prefeitos defendem a necessidade de reorientar o tráfego de carretas em ambas as rodovias. Uma das propostas apresentadas é a criação da "Rodovia do Minério", que visa utilizar "vias internas" para aproximar o transporte de carga do antigo modal ferroviário. Dessa forma, o fluxo de transporte da mineração seria desviado para a MG-030 e a ITA-330. De acordo com os líderes municipais, essa iniciativa proporcionará maior eficiência no escoamento da produção de minério de ferro e reduzirá o tráfego de veículos pesados nas rodovias federais.

Ainda, conforme afirmado pelos líderes executivos, essa iniciativa é bem recebida pelas principais empresas mineradoras da região. Elas expressaram seu interesse em contribuir para a elaboração de uma solução conjunta para o problema atual, além de se comprometerem a colaborar nas melhorias das rodovias ITA-330 e MG-030. “A Vale, que é considerada uma das maiores do mundo, deveria cuidar para que essa estrada do minério possa ser rapidamente preparada para acolher toda essa circulação de veículos pesados que têm atormentado nossa região. Todos os dias temos um óbito ou mais. [...] A mineração tem que ser compatível com a qualidade de vida dos nossos munícipes. [...] Ela tem que deixar benefícios que qualifiquem para melhorar a vida do cidadão e da cidadã”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.

Segundo os prefeitos, para que a “Rodovia do Minério” seja viabilizada, é essencial investir na infraestrutura dos desvios, incluindo alargamento, compactação e asfaltamento. O Terminal “Fazendão”, em Mariana, seria estrategicamente utilizado para retirar o tráfego das carretas que transportam minério na BR-356. Além disso, o projeto abrange a criação de duas interseções na via, além da extensão da “ITA-330” até a MG-030, com a pavimentação do trecho entre Itabirito e Ouro Branco, totalizando 24 quilômetros. A proposta prevê a implementação do Terminal Ferroviário do Bação (TFB), destinado a escoar 8 milhões de toneladas de minério. Isso implicaria na modificação da rota das carretas, direcionando-as pela Estrada Pico de Fábrica até a ITA-330 e seguindo em direção ao TFB, desviando assim do tráfego na BR-040.

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

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