sábado, 27 de janeiro de 2024

Empresa alemã quer democratizar o design de tênis

TECNOLOGIA

(Imagem: Sneaker Freaker | Reprodução)

A Zellerfeld, startup de calçados impressos em 3D que colaborou com as gigantes da Louis Vuitton e Moncler, quer se tornar a plataforma para criadores que buscam expandir sua influência na moda de uma forma simples e acessível.

Como isso vai funcionar? A objetivo é que designers emergentes enviem suas ideias de calçados para o canal do Discord da empresa, que os analisará para ver se valem a pena serem desenvolvidos.

  • Caso aprovado, o modelo é disponibilizado no site da empresa e o designer paga um preço com desconto para usar alguns pares como amostras promocionais.

  • Se o tênis gerar pedidos – as impressões são feitos sob demanda – os designers receberão 60% de royalty do total das vendas.

E pelo visto a demanda pelos produtos da marca está tão alta que, mesmo levando apenas 1 dia e meio para imprimir um par, os pedidos estão levando até seis semanas para serem enviados. Como diria Fausto Silva, “oloco, bicho”.

Ok… Mas por que isso é relevante?

Criada em 2015, a Zellerfeld utiliza cerca de 200 impressoras 3D para desenvolver tênis personalizados a partir uma a espécie de escaneamento feito pelo comprador em seu smartphone. Confira aqui.

Além disso, os calçados são feitos de poliuretano termoplástico, material que elimina os empecilhos da triagem que impedem a reciclagem de itens produzidos com um misto de materiais.

  • Isso sem contar que os pares mais “velhinhos” podem ser retornados para a startup que, por sua vez, os transforma em novos designs.

Ou seja, além de dar voz a mais designers, a Zellerfeld não quer que nenhum de seus modelos esteja entre os 22 bilhões de pares despejados em aterros anualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário