segunda-feira, 3 de junho de 2024

Atividade Física Melhora os Relacionamentos

A boa qualidade de vida traz vantagens para o corpo e a mente; quando isso acontece a beleza física fica mais evidente.
As evidências mostram que o hábito da prática de exercícios físicos é um instrumento fundamental para a melhora da saúde, tornando o convívio entre as pessoas mais fácil e aumentando a autoestima.
A prática do esporte ajuda a melhorar todos os relacionamentos, sejam eles profissionais, amorosos e familiares.
O esporte foi sempre um território masculino; hoje, sofreu uma invasão feminina muito grande, melhorando a saúde e a beleza da mulher.
Nas academias as mulheres já são maioria, fazendo com que o local de ginástica seja confundido com um salão de beleza, onde as amigas colocam o papo em dia.
É muito comum ver casais praticando esportes juntos, seja nas corridas de ruas, nas academias, nos clubes, nas praias. Essa prática melhora o relacionamento entre os casais.
O momento de descontração do exercício permite a troca de experiência e a aproximação.
Temos exemplos de casais que fazem atividades físicas juntos; Álvaro e Isabela são maratonistas; treinam juntos, dando força e cuidando um do outro.
Parceiros na vida e no esporte, o casal, através da cooperação e cumplicidade que o esporte possibilita, criou mais um vínculo de fortalecimento de suas relações.
Cuidar do corpo e da saúde é a forma que encontraram para fortalecer ainda mais sua união.
Com muita experiência em caminhadas, Álvaro afirma: seus benefícios são comprovados para todas as idades, porque propiciam uma sensação de bem estar muito grande, além de melhorar o relacionamento entre casais que praticam atividades físicas juntos.
Afeta positivamente a saúde física e mental das pessoas; por isso sua prática tem tanta aceitação.
Quem pratica esporte aprende a competir e a se superar.
Esta é a geração saúde.

Cristóvão Martins Torres

"Doação Muda" de livros na Alemanha


Durante o tempo em que morei na Alemanha, tomei conhecimento de uma prática muito interessante: em determinados equipamentos públicos, como praças, parques etc., a prefeitura coloca à disposição da população estantes, nas quais as pessoas podem deixar os livros que já leram, para que outras pessoas peguem...

Fiquei impressionado com essa iniciativa, uma espécie de "doação muda"*, que faz com que a circulação de livros aumente, e, o melhor de tudo, a custo zero...

Perto da residência onde eu morava havia uma dessas estantes, e pensei então em colocar alguns livros que tinha levado para a leitura durante minha permanência. Exitei, pois não sabia se haveria interesse em livros escritos em português. Resolvi porém. arriscar, e coloquei na estante três livros que havia levado, e já terminado de ler...

Para minha surpresa, algumas semanas após ter colocado os livros na estante eles não estavam mais lá...Algum leitor ou alguns leitores de língua portuguesa os haviam levado. Não tenho como saber quem os levou: pode ter sido um ou alguns leitores brasileiros, portugueses, naturais de outro país de língua portuguesa ou mesmo algum alemão ou natural de outro país que tenha português como sua segunda língua...Jamais saberei. O que sei é que essa interessante iniciativa tornou possível que eu compartilhasse, na Alemanha, livros em língua portuguesa.

Abaixo, registro do dia em que coloquei um dos livros na estante.



*utilizo o termo "doação muda" sob inspiração do "comércio mudo" que havia em alguns povos antigos; nessa forma de comércio, um grupo deixava os bens que queria trocar em um local, e então saía. Um segundo grupo vinha e depositava os bens que queria ofertar em troca dos bens ofertados pelo primeiro grupo, depositando-os no mesmo local. Após a saída do segundo grupo, o primeiro grupo voltava e estudava a oferta do segundo grupo; se aceitasse a oferta, pegava os bens ofertados e ia embora; se negasse, pegava os seus bens de volta e ia embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário