sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

AMM e Governo de Minas discutem viabilidade de inserção do ISS na Nota Fiscal Mineira

 


AMM e Governo de Minas discutem viabilidade de inserção do ISS na 

Nota Fiscal Mineira

 

Presidente da AMM elogiou programa desenvolvido pelo Estado e afirmou que ampliação para o ISS beneficiaria os municípios mineiros, aumentando a arrecadação


A Associação Mineira de Municípios (AMM) recebeu, nesta sexta-feira (17/01), a secretária de Estado adjunta de Minas Gerais, Luciana Mundim, para discutir a inclusão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) no Programa Nota Fiscal Mineira, desenvolvido pelo  Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda. Atualmente, o programa contempla apenas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A ampliação para o ISS beneficiaria os municípios mineiros, aumentando a arrecadação e combatendo a sonegação fiscal.


A Nota Fiscal Mineira incentiva os consumidores a solicitarem a emissão de notas fiscais com a inclusão do CPF, oferecendo prêmios por meio de sorteios que contemplam, ainda, entidades de assistência social. Essa prática estimula a cidadania fiscal e contribui para a transparência nas transações comerciais. 


O presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, destacou a importância do programa e afirmou que a inserção do ISS é fundamental como forma de incremento à arrecadação dos municípios. “A inclusão do ISS na Nota Fiscal Mineira é uma medida estratégica para fortalecer a economia dos municípios mineiros, garantindo recursos essenciais para o desenvolvimento local. Além disso, já precisamos pensar no futuro!”, diz.


Com a Reforma Tributária, prevista para ser implementada gradualmente até 2033, o ICMS e o ISS serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Nesse período de transição, a inclusão do ISS na Nota Fiscal Mineira representa um avanço significativo, especialmente para os municípios menores, que dependem mais das receitas locais e, portanto, necessitam melhorar a arrecadação desse imposto.


“Ao incentivar os cidadãos a exigirem a nota fiscal, fortalece-se o caixa

municipal, permitindo mais investimentos em serviços públicos que beneficiam diretamente a população”, completou o presidente da AMM.

Durante a reunião, a secretária-adjunta da Fazenda afirmou que o Governo do Estado fará estudos técnicos para avaliar a possibilidade da inclusão do imposto municipal no programa e elogiou a iniciativa da AMM.


Ela ressaltou que 25% dos recursos arrecadados com ICMS vão para os municípios. “Portanto, quando o cidadão baixa o aplicativo e faz a adesão ao programa Nota Fiscal Mineira, ele já está contribuindo para melhorar a arrecadação do município. Além disso, ele concorre a prêmios de até R$ 1 milhão”, destaca.


Passo a passo


1 - Cadastre-se no programa

Acesse o site www.notafiscalmineira.fazenda.mg.gov.br e clique em “Cadastre-se”. Preencha as informações pessoais, crie uma senha e indique três entidades de assistência social.


2 - Peça o CPF na nota

 Ao realizar compras em estabelecimentos mineiros, solicite a inclusão do CPF na nota fiscal. Isso é essencial para acumular bilhetes e participar dos sorteios.


 3 - Acompanhe os bilhetes

 No site ou no aplicativo da Nota Fiscal Mineira, faça login com CPF e senha para acompanhar os bilhetes gerados e verificar a participação nos sorteios.


 4 - Participe dos sorteios

 Concorrendo com os bilhetes acumulados, você pode ganhar prêmios em dinheiro! Fique de olho nas datas dos sorteios, que também estão disponíveis no site.


5 - Ganhe e colabore

 Além de concorrer a prêmios, ao pedir a nota fiscal você ajuda a aumentar a arrecadação do seu município, combatendo a sonegação e contribuindo para mais investimentos na sua cidade!


Informações para a imprensa: 

Associação Mineira de Municípios (AMM)

Tatiana Moraes (31) 98811.6769







Nenhum comentário:

Postar um comentário