quarta-feira, 7 de outubro de 2015

25 anos depois do Muro de Berlim, nostalgia ainda é tema de atrações turísticas da Alemanha

Na Alemanha, eles chamam de ostalgia (em referência à palavra “ost” que, em português, significa “leste”). Por aqui, é mais conhecido como lestalgia.
Seja qual for o país, essas expressões se referem a um sentimento que remete à época em que a Alemanha esteve dividida por um muro, durante 28 longos e contraditórios anos. Em outras palavras, “nostalgia do Leste”.
No entanto, mais do que um sentimentalismo apegado a erros do passado, o país fez de sua história uma atração turística que atrai e diverte visitantes que desembarcam em terras alemãs. Afinal de contas, somente 15% dos 16 milhões de pessoas que passaram sob os rígidos controles socialistas, entre 1949 e 1990, desejam a volta dos tempos da RDA, segundo pesquisas divulgadas pela Deutsche Welle.
Seja qual for a sua ideologia, a indústria do turismo alemão recebe viajantes com experiências inusitadas para quem tem curiosidade em saber como foram aqueles anos de separação.
Tem hotel com decoração socialista, museus dedicados à vida cotidiana da DDR (sigla para ‘República Democrática Alemã’) e até simpáticos passeios guiados a bordo de veículos da época, em que os motoristas são os próprios turistas.
O Muro de Berlim parece tão vivo quanto a onda crescente de visitantes estrangeiros que têm desembarcado na capital da Alemanha, nos últimos anos.
 
CONFIRA AS ATRAÇÕES:
 
⇒ Tours em um carro socialista
Esses é um dos mais inusitados passeios dedicados aos anos socialistas, em Berlim.
A bordo dos simpáticos carrinhos compactos da era socialista, conhecidos como Trabant, o visitante faz um city tour guiando seu próprio Trabi, como também eram chamados esses carros de baixo custo produzidos na antiga Alemanha Oriental.
O guia segue à frente do comboio, de onde vai dando informações sobre endereços históricos da cidade como o Portão de Brandemburgo e a East Side Gallery, e atrás segue a fila de pequenos carros customizados com turistas marmanjões fascinados com a experiência.
 
LEIA TAMBÉM:
 
⇒ Tours de bicicleta
Os mais ecológicos contam também com um tour histórico feito em bicicletas, um passeio de quase 4 horas de duração em que os visitantes pedalam ao longo de 15 km.
No roteiro, paradas em marcos históricos relacionados ao Muro de Berlim como o turístico Checkpoint Charlie, o Berlin Wall Memorial e o Mauer Park, parque que ainda guarda um trecho do muro com suas paredes grafitadas.
 
LEIA TAMBÉM: 
 
⇒ Galeria a céu aberto
Conhecida pela mutante arte de rua, Berlim celebra o muro na East Side Gallery, galeria a céu aberto situada no trecho mais longo e ainda preservado do Muro de Berlim.
Localizado às margens do rio Spree, o local abriga 1.316 metros de comprimento com trabalhos pintados sobre o muro por quase 120 artistas de mais de 20 países.
 
⇒ Museus
Dois excelentes museus da capital alemã relembram a vida cotidiana, durante os anos sob administração soviética.
A exposição permanente de 600 m² do Vida cotidiana na DDR conta, desde novembro de 2013, com um acervo com mais de 800 objetos originais que podem ser vistos em cenográficas réplicas de ambientes socialistas como casas, estabelecimentos comerciais e escritórios militares da época.
Já o premiado DDR Museum é um museu interativo dedicado à República Democrática Alemã (DDR, sigla em alemão para Deutsche Demokratische Republik).
O local é dividido em áreas temáticas com jogos e objetos que podem ser manipulados pelos próprios visitantes. Basta abrir uma das portas de algum armário original do período socialista, por exemplo, para informações históricas e curiosidades da época saltarem aos olhos do visitante.
 
⇒ Parque
Localizado em Kreuzberg, um dos bairros mais internacionais da capital alemã, o Park am Gleisdreieck é o novo espaço de Berlim que reaproveita um terreno ferroviário abandonado após a Segunda Guerra Mundial e o transforma em uma área verde.
O mais inusitado desse parque, entre a Potsdamer Platz e o setor governamental da cidade, são as estruturas e sinalizações preservadas do antigo entroncamento ferroviário em forma de triângulo que passa por ali e que, em tempos de separação, dividiam os setores ocidental e oriental de Berlim.

Viagem em Pauta

Eduardo Vessoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário