sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Morte por raio é 17 vezes mais comum na América Latina do que na Europa e nos EUA. Como se proteger dos raios

Por universo jatobá 

A incidência de mortes por raios na América Latina é 17 vezes mais comum na América Latina do que na Europa e nos Estados Unidos. Nos últimos anos, as descargas mataram, em média, 1,7 pessoa por milhão de habitante na AL, contra 0,1 milhão nos demais países, segundo dados divulgados pela BBC Brasil, os quais fazem parte de um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica – ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
O Brasil lidera o número de mortes em números absolutos, por ser o país mais populoso e por receber a maior quantidade de raios (50 milhões por ano, em média). É interessante notar que grande parte (20%) das fatalidades que acontecem no nosso país acabam ocorrendo dentro de casa.
Segundo o Inpe, 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem como se proteger dos raios. Mas, afinal, como se resguardar das descargas?

1. Evite sair de casa quando chove forte;

2. Em casa, não use telefones com fios ou equipamentos ligados à eletricidade;

3. Não fique perto de tomadas, canos ou janelas de metal;

4. Procure abrigo em carros, assim, caso algum raio caia perto, a descarga elétrica será conduzida até o chão. Mas atenção: dentro do carro você está seguro. Fora do carro, não;

5. Se possível, se abrigue em algum local fechado;

6. Não fique embaixo de árvores ou em locais de campo aberto;

7. Ao ar livre, evite segurar objetos metálicos ou pontudos. O guarda-chuva também atrai raios. Objetos e locais pontudos atraem os raios. Trata-se do “Poder das Pontas”, princípio que mostra que a carga elétrica se concentra justamente nas regiões mais pontiagudas de um corpo;

8. Não nade ao ar livre. A água funciona como condutora de energia. Evite lagos, piscinas ou mares;

9. Não empine pipa durante o período de chuva;

10. Se você estiver no meio de uma tempestade em campo aberto, agache-se com a cabeça entre os joelhos. A dica é ficar de cócoras, em posição fetal, com as mãos protegendo a cabeça.

Gostou das dicas? Fique esperto, pois ao contrário do ditado popular, um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar!

Universo jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário