quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Barragem do Fundão tem novo deslocamento de resíduo

O Tempo

EM MARIANA

PUBLICADO EM 27/01/16 - 14h58


Local foi evacuado por questões de segurança, mas ninguém ficou ferido; Ministério Público enviou uma equipe ao local


CAROLINA CAETANO

A barragem de Fundão, em Mariana, teve novo deslocamento de resíduos e assustou a população da cidade na tarde desta quarta-feira (27). A barragem é a mesma que se rompeu no dia 5 de novembro, deixando 17 mortos e um rastro de destruição em toda a bacia do rio Doce. 

A Samarco informou que a movimentação de parte da massa residual aconteceu devido às fortes chuvas das últimas semanas.Segundo a empresa, por questões de segurança e seguindo seu Plano de Emergência, os empregados, que atuam próximo à área afetada, foram orientados a evacuar o local. No entanto, as sirenes não precisaram ser acionadas.

A Samarco ressaltou que o volume deslocado permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da empresa. Além disso, segundo ela, as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis com base no contínuo monitoramento.
Reportagem de O tempo fez contato com as assessorias de imprensa da Prefeitura de Mariana e da Defesa Civil da cidade. Ambas confirmaram que receberam as informações do deslocamento, mas não foi necessário enviar equipes ao local. 
"O transtorno foi gerado devido ao boato de mais um rompimento de barragem. O deslocamento não tem nada haver com obras já realizadas no local. Foi devido à chuva mesmo", disse o chefe da Defesa Civil de Mariana, Welbert Stopa,  
A Samarco informou o incidente ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Segundo a assessoria de imprensa do departamento, houve um deslocamento de uma placa de lama, que não chegou nem próximo à Barragem de Santarém. Como o problema está sob controle, o DNPM não vai tomar nenhuma providência.
MP e governo de Minas se manifestam
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, o coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais, o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, enviou uma equipe ao local do deslocamento para acompanhar o caso. Até o início da noite não havia informações da vistoria.
Por meio de nota, o governo de Minas informou que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) e a Polícia Militar se deslocaram para Mariana com a intenção de verificar in loco a situação da Barragem do Fundão.
Técnicos responsáveis pela barragem informaram à Cedec que, por volta de meio dia, houve uma movimentação de massa no material que sobrou na barragem.
Uma equipe do Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também  se deslocou para o local para averiguar a situação, apurar as consequências para o meio ambiente e tomar as providências cabíveis. 
Moradores assustados
A notícia de um deslocamento de resíduo assustou moradores de Mariana. A vendedora Paloma Karolina Batista, de 20 anos, relembrou o dia 5 de novembro.
“Fiquei assustada quando chegaram aqui na farmácia falando. Começamos a buscar notícias na internet. Tinha amigos em Bento Rodrigues e foi muito difícil relembrar aquilo tudo”, disse a jovem.
Para a balconista Juliana Lima, de 18, o pior foi não ter informações concretas. “Ficar sem saber o que estava acontecendo de verdade foi muito ruim. Quem estava na padaria ligou para parentes para tentar descobrir alguma coisa. Ficamos aliviados quando descobrimos que não foi nada da proporção do ano passado”, afirmou.
Atualizada às 18h54
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário