quarta-feira, 30 de março de 2016

Visite a Cidade de Paulínia - SP

Paulínia é um município localizado na Região Metropolitana de Campinas, interior do estado de São Paulo. Destaca-se por possuir um polo industrial-tecnológico de grande porte, localizado nas regiões norte e sudeste da cidade, e um polo cultural composto por estúdios de cinema, escolas de arte e um teatro municipal de grande porte, localizados na região sul. Possui 139 km² e sua população em 2013 foi estimada pelo IBGE em 97 702 habitantes. O município possui intenso crescimento populacional, o maior da Região Metropolitana de Campinas.
Graças ao polo industrial, Paulínia tem a sétima maior renda per capita do Brasil. O impacto negativo do polo é registrado pelos altos níveis de poluição, agravada pela grande quantidade de veículos que circulam no município, que apresenta uma frota média de 2,3 carros por domicílio, além de caminhões que servem o polo industrial.
Apesar disso, Paulínia conta com importantes locais onde a natureza encontra-se preservada ou em recuperação. Destaca-se o Terminal Turístico Luiz Pelatti, o mini-pantanal, localizado às margens da Represa do Salto Grande e onde encontra-se várias espécies animais e vegetais; o Parque Zeca Malavazzi, onde ocorre vários eventos durante o ano e utilizado pela população como ponto de encontro e lazer, e o Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior, local com área de 86.000 m² e estufa de 1.500 m² e que conta com 1.200 espécies de árvores, dois lagos e vários tipos de ervas medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário