quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Tempos de crise

O Tempo

Meu Dinheiro

PUBLICADO EM 07/12/16 - 03h00


Em tempos de economia instável é bastante difícil guardar dinheiro, ainda mais para fazer uma reserva financeira. Porém, entendo que é nesse momento que preciso manter a disciplina. Como continuar poupando quando o orçamento está apertado? Qual deve ser o foco: reduzir as despesas para continuar poupando, reduzir o valor mensal das economias ou suspender as economias por um período planejado? (Flávia – Contagem/MG)
Flávia, a sua pergunta já traz a resposta. Em qualquer situação é importante manter a disciplina de poupar, pois com os recursos economizados é que será possível realizar seus sonhos. Entre as suas estratégias para concretizá-los deve estar a formação de uma reserva financeira que, também, lhe permitirá tranquilidade diante dos imprevistos que, por ventura, venham a acontecer na sua vida. E como fazer isso em um cenário de crise, que acaba trazendo aperto para o orçamento, uma vez que os ganhos já não aumentam como antes e os gastos estão tão altos?
É uma boa pergunta e, talvez, a única resposta para ela seja: começar a refletir sobre os nossos hábitos financeiros. É importante perceber que se existe algo positivo em um momento como o que estamos vivendo é o fato de que o contexto nos obriga a repensar nossas rotinas e a corrigir alguns hábitos financeiros. Em momentos de euforia econômica, como o Brasil viveu em um passado recente, é comum desenvolver hábitos ruins que podem acabar mascarados pelas condições favoráveis da economia.
Agora, vivemos outra realidade. Hábitos ruins, como não ter o controle do orçamento, com certeza, trarão resultados desagradáveis para a vida financeira. Por isso, mais do que nunca, é fundamental saber onde o dinheiro está sendo gasto e, a partir disso, repensar as escolhas, definindo claramente quais são as prioridades. E, assim, se não está sobrando dinheiro para guardar, e essa é uma prioridade, temos que fazer sobrar. O primeiro e importante passo nesse processo de repensar os hábitos financeiros é eliminar os desperdícios, reduzindo os gastos dos quais não usufruímos dos benefícios.
Controlar o consumo de energia não deixando a luz acesa em ambientes vazios, desligar aparelhos que não estão sendo utilizados. Será que assistimos a todos os canais do pacote da assinatura da TV? Um pacote mais básico não nos atenderia? E em relação ao telefone celular? Será possível trocar o pacote ou mesmo mudar de operadora buscando uma redução de custos? Em relação aos gastos no supermercado, duas atitudes simples podem trazer uma boa economia: fazer uma lista de compras para adquirir somente o necessário e pesquisar os preços, pois, com o aumento da inflação, cresceu também a diferença entre os preços nas diversas redes de supermercados. No lazer também é possível buscar formas de diminuir os gastos. Para aqueles que têm filhos, uma boa alternativa é trocar os passeios com gastos elevados, como ir ao cinema, por atividades ao ar livre em praças e parques. Para os adultos, as saídas para bares e restaurantes podem ser substituídas por encontros gastronômicos em casa ou na residência dos amigos.
Por tudo isso, percebemos que o grande erro das pessoas é se acomodar no momento da crise, já que é mais fácil deixar de guardar dinheiro do que repensar os próprios hábitos. Não cometa esse erro. Continue priorizando os seus sonhos, mesmo na crise.
Os leitores interessados em adquirir o livro “Meu Dinheiro 2”, lançado no último dia 24 de novembro, podem enviar um e-mail para cefcosta@hotmail.com que retorno com as indicações de como proceder. No livro são discutidos temas importantes sobre finanças pessoais de uma forma que ajude aos leitores a melhorar o seu relacionamento com o dinheiro. Agradeço os elogios dos leitores que já estão lendo o “Meu Dinheiro 2”!
Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário