terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Não vai ser fácil levar essa Taça nem comemorar

O Tempo
Chico Maia

PUBLICADO EM 06/12/16 - 03h00

Assim como o Grêmio fez 3 a 1 no Mineirão, o Atlético pode construir um placar que lhe interessa em Porto Alegre, levando a decisão para os pênaltis ou até obter a conquista no tempo normal. É jogo entre gigantes, em que os nervos estarão à flor da pele de ambos os lados e qualquer resultado é imprevisível. Difícil para qualquer um. Mas difícil mesmo será o pós-jogo. Seja quem for o campeão da Copa do Brasil, não será fácil comemorar, levantar a taça e partir para a festa. Jogadores, dirigentes e imprensa do Brasil inteiro continuam quase em estado de choque pelo ocorrido com a Chapecoense. Se uma pessoa morta, abala, imagine 71 colegas de atividade!
Crer, desconfiando I
No sábado, a imprensa nacional deu destaque para as bandeiras da Galoucura e Máfia Azul, lado a lado, harmonicamente, na Arena Condá, estádio onde os corpos do voo da Chapecoense estavam sendo velados em Chapecó.
Crer, desconfiando II
Domingo li na Gazeta Esportiva: “… Em uma cena que seria difícil de imaginar não fosse o atual contexto pelo qual o futebol está passando, a Independente, do São Paulo, a Gaviões da Fiel, do Corinthians, a Mancha Verde, do Palmeiras, e a Torcida Jovem, do Santos, levantaram todos as suas bandeiras que levam as cores de seus times de coração, no entanto, para entoar o mesmo grito: o de solidariedade pela Chapecoense…”
Crer, desconfiando III
Cenas como estas estão sendo registradas em todo o país, em que inimigos (sim, entre grupos como esses não há rivalidade, mas ódio e outros interesses) se confraternizam neste momento de comoção mundial. Infelizmente eu sou obrigado a ficar ressabiado da mesma maneira que o experiente e ótimo jornalista Sérgio Xavier Filho, que twittou: @sxavierfilho “Da série “tomara que eu esteja enganado”: o tal ato das organizadas no Pacaembu é o dia de bonzinho do Tony Soprano”. O passado dessa turma nos leva à desconfiança e nos faz pensar em ações de oportunismo.
Sem defesa
Afirma a Declaração dos Direitos do Homem que “todo acusado tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa”. No entanto, será que este Miguel Quiroga, o piloto que não obedeceu as normas de voo, merece ter estes mesmos direitos?
Nada a ver
Muita gente diz que devemos aceitar essa tragédia como “desígnios de Deus”. Não dá! Foi ganância, tragédia anunciada, que pegou a Chapecoense, mas poderia ter sido a seleção da Argentina ou uma das outras quatro delegações que viajaram com essa LaMia, com limite de voo sem direito a nenhum imprevisto. Só que, nessa roleta-russa do piloto Quiroga, dessa vez, houve um contratempo.
Desapego
Ao contrário de incontáveis jogadores de futebol e outros profissionais do mundo do esporte que não sabem o momento certo de parar, o piloto Nico Rosberg surpreendeu sexta-feira ao anunciar que chegou onde queria: campeão mundial de Fórmula 1, pronto para parar, no auge da carreira, com o objetivo de vida cumprido, aos 31 anos. Demonstração de controle da própria vaidade.
Menos mal
O vice-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, que foi infeliz ao dizer que o clube dele também passa por uma “tragédia”, pediu desculpas e disse que “se cair, o Inter cairá com dignidade”. Ainda bem. Trata-se de um dirigente que sempre foi muito respeitado como um dos mais sérios e brilhantes do futebol brasileiro. Deu uma derrapada em uma frase, enfrentou as consequências, mas está consertando. Por ser gente do bem, estará absolvido pelo público em geral já, já.
Boa força
Direto de Luque (da grande Assunção/Paraguai), o site oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol informou ontem à tarde: “CONMEBOL otorga el título de Campeón de la #CopaSudamericana 2016 a Chapecoense”. Muito bom, e não é pouca coisa. Garante o time catarinense na Libertadores 2017 e decisão da Recopa, justamente contra o Nacional de Medellín, que foi o autor da ideia de dar do título à Chapecoense.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário