quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

De camelô a empresário

O Tempo

EXPOSIÇÃO

Mostra no Museu da Imagem e do Som de São Paulo abre nesta quarta (7) mostra sobre a trajetória do fenômeno Silvio Santos

PUBLICADO EM 07/12/16 - 03h00






SÃO PAULO. Cerca de 400 peças representam os momentos mais importantes da vida e da carreira de um dos mais importantes nomes da comunicação brasileira na exposição “Silvio Santos Vem Aí!”, que abre nesta quarta (7) no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, com entrada a R$ 12 e a R$ 30.
A mostra é aguardada por reunir raridades sobre o apresentador Silvio Santos, 85. Há áudios do dono do SBT na rádio Nacional do Rio, nos anos 50, vídeos de programas clássicos que ele apresentou, LPs, fotos, textos explicativos e revistas em que Silvio Santos saiu, como ele mesmo e até como um rebelde sem causa, em uma fotonovela de 1958.
“Depois da mostra sobre o programa ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, percebemos que a televisão caberia tranquilamente em uma exposição. A mostra sobre o cineasta Tim Burton foi a primeira que fizemos com o homenageado vivo. Então, queríamos unir as duas coisas e chegamos ao nome do Silvio Santos”, explica Gabrielle Araújo, cocuradora da exposição.
Mas a mostra não se limita a narrar a trajetória do apresentador. “Silvio Santos Vem Aí!” se confunde com o próprio nascimento da comunicação brasileira. O visitante poderá ver, por exemplo, as primeiras câmeras usadas em transmissões televisivas.
“É uma justa homenagem a todos que fizeram e fazem TV no Brasil”, diz Elmo Francfort, consultor e diretor do Museu Pró-TV, entidade parceira do MIS na exposição.
A enfermeira Denise Castilho, 36, fã de Silvio, está ansiosa. “Será interessante ver a trajetória de alguém que começou do nada e chegou a ser dono de uma emissora de TV que, mais do que uma empresa, parece uma família”, afirma ela.
A mostra é ainda a oportunidade de saber mais sobre um homem famoso por não dar entrevistas. O motivo seria o alerta de uma cigana: ela teria dito que, se ele desse entrevista, morreria no dia seguinte.
Ajuda. O MIS contou com uma ajuda especial para montar a exposição “Silvio Santos Vem Aí!”. Dono de cerca de mil itens relacionados ao apresentador, o produtor de vídeos Levy Fioriti emprestou algumas de suas preciosidades para a mostra.
Há 15 anos, ele pesquisa a carreira de Silvio Santos. Mas a admiração vem de antes. “O Silvio fez parte da minha infância. Lembro com carinho dos domingos na casa da minha avó com ele na televisão”, conta.
Foi o apresentador que despertou em Fioriti, hoje com 32 anos, a vontade de saber mais sobre os bastidores da televisão. “Quando a internet surgiu, no fim dos anos 90, procurava na web histórias e objetos interessantes, e não encontrava. Passei eu mesmo a procurá-los. Como o Silvio tem muitas histórias, passei a focar nele”.
Seu interesse fez com que achasse relíquias do apresentador, como uma fotonovela de 1958 (em que Silvio é um jovem encrenqueiro) e a capa da revista “Melodias”, de 1971, em que ele aparece careca (uma montagem feita pela publicação).
Sobre esta, Fioriti conta uma história interessante: “A revista pertencia a Plácido Manaia Nunes, grande amigo de Silvio, e estava com dificuldades financeiras. O próprio apresentador sugeriu que ele aparecesse na capa, sem cabelo, para alavancar as vendas. Deu certo”, conta.
A curadoria do MIS ainda tenta restaurar a capa pertencente a Fioriti para expô-la antes que a mostra chegue ao fim, em março.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário